Aberta III Cimeira Índia-África em Nova Deli

Vice-Presidente da República, Manuel Domingos Vicente (Foto: Angop)

Os chefes de estado e de governos de 53 países africanos e da Índia estão reunidos desde a manhã de hoje, em Nova Deli, incluindo o vice-presidente de Angola, Manuel Domingos Vicente, que representa o Presidente da República, José Eduardo dos Santos.

Vice-Presidente da República, Manuel Domingos Vicente (Foto: Angop)
Vice-Presidente da República, Manuel Domingos Vicente (Foto: Angop)

Subordinada ao tema “Parceiros no progresso: no caminho para uma agenda de desenvolvimento dinâmica e transformadora”, esta é a terceira cimeira do género, destinada ao reforço da cooperação económica e de parcerias em diversos domínios entre a Índia e o continente africano.

A sessão foi aberta pelo primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, às 5:56 de Angola,10:26 de Nova Deli, cidade que alberga o evento pela segunda vez, já que o fez também em 2008, tendo cabido a Addis-Abeba a realização seguinte, em 2011.

Sobre a mesa estão uma declaração e um acordo de parceria estratégica entre o continente africano e a Índia, documentos que foram preparados por peritos e analisados numa reunião ministerial, ocorrida na terça-feira.

Esses documentos vão suportar a cooperação Índia-África, depois da aprovados pelos chefes de Estado e de governos.

Para Angola trata-se de um mecanismo complementar ao sistema de cooperação que os países africanos têm com a Índia, nos domínios político, económico e sócio-cultural com base nos princípios da mutualidade, complementaridade.

No seu discurso, durante a reunião ministerial, o chefe da diplomacia angolana, Georges Chikoti,  referiu que a ìndia tem uma das economias mais desenvolvidas da Ásia, em que os sectores da agricultura, da indústria, da saúde, da ciência e da educação contribuem, grandemente, para o seu Produto Interno Bruto (PIB).

Quanto aos países africanos, disse que estes possuem recursos naturais e humanos, que, juntos, podem permitir um rápido desenvolvimento das suas economias.

A III Cimeira Índia-África, que decorre no Indira Gandhi Stadium, tem o seu término previsto  para hoje.

À margem do evento, o Vice-Presidente de Angola, Manuel Vicente, tem marcado um encontro com o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, no quadro dos contactos bilaterais. (portalangop.co.ao)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA