Um “carro-aranha” elétrico para conquistar os terrenos mais difíceis (vídeo)

(Euronews)
(Euronews)
(Euronews)

Um novo “carro aranha” de 4 rodas fixas em braços independentes está prestes a revolucionar o mercado automóvel. Este novo veículo todo-o-terreno, permite aceder aos locais mais difíceis e pode dar a pessoas de mobilidade reduzida o alcance que de outra forma nunca teriam.

Produzido por uma empresa sediada no sul de França, o veículo foi batizado como “swincar” e vai começar a ser produzido no final de outubro. A empresa garante que este carro pode andar em encostas com uma inclinação de até 70 por cento.

“Temos um veículo totalmente elétrico, enquanto a maioria dos moto-4 apresenta motores de combustão. Por isso, o ‘swincar’ é silencioso, não poluente e tem a capacidade de atravessar terrenos de extrema dificuldade. Ou seja, é possível fazer coisas com o ‘swincar’ que seriam impossíveis com qualquer outro veículo de cinemática normal”, garante Thierry Jammes, colaborador da Mecanroc.

Cada roda do “swincar” tem um motor elétrico e uma suspensão própria. Desta forma, cada roda é independente das outras. O assento surge como o corpo de uma aranha e permite ao condutor manter uma posição vertical. Com cerca de 150 quilos, o carro é de fácil montagem, adapta-se ao condutor e pode atingir velocidades até 40 quilómetros por hora.

Thierry Jammes salienta ainda “uma aplicação interessante para pessoas com deficiência motora”. “Não é, claro, como um veículo normal. Este carro permite aceder aos braços de um dos lados, aos quais as rodas estão ligadas, abri-los e dessa forma dar acesso a uma pessoa, por exemplo, em cadeira de rodas”, sublinhou.

Os inventores do “swincar” garantem que este veículo pode ser usado em diversas áreas como a segurança civil, a defesa militar, a agricultura ou a agropecuária. Os desportos de todo-o-terreno também ganham aqui um novo “brinquedo.” (Euronews)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA