Uíge: Quedas do rio Cauale podem servir em benefício da população de Cangola

(D.R)

Uíge – As quedas do rio Cauale, devido a sua amplitude e magnitude, podem ser aproveitadas para construção de uma barragem hidroeléctrica para o benefício da população de Cangola, afirmou sexta-feira, à Angop, fonte da regedoria local.

(D.R)
(D.R)

Situadas a 12 quilómetros a norte da regedoria de Kaka Luiti, comuna de caiongo, as quedas do rio Caule são caracterizadas por uma beleza natural e encantos convidativos para os visitantes e turistas que afluem ao local.

O regedor do Kaka Luiti, Gerão Augusto, sustentou que as quedas do rio Cauale, além do seu possível aproveitamento eléctrico, também atrai a população para a prática de natação, pesca e outros rituais em caso de festas.

O local aumenta os seus níveis de água no tempo chuvoso a partir do mês de Outubro até Maio.

A inclinação das suas rochas pretas naturais constituídas em forma de uma ponte de arte em betão deram origem as quedas do rio Cauale.

Segundo a mesma fonte,  os visitantes só podem ver as quedas do rio Cauale com autorização das autoridades tradicionais locais que criam condições,  depois dos seus rituais,  para que o visitante possa chegar ao local.

A partir da vila de Cangola,  passando à comuna de Caiongo em direcção a regedoria Kaka Luiti, até as atraentes quedas do rio Cauale,   o percurso é de aproximadamente  84 quilómetros.

Ao longo das margens do Rio Cauale com florestas densas,  os solos são férteis, que constituem um potencial para a prática de uma agricultura a grande escala para o desenvolvimento não só da circunscrição,  mas também da província em si, no quadro de diversificação da economia.

O Rio Cauale e o nome do antigo soberano da região denominado Miranda Ma Ngolo deram  origem ao nome que ostenta actualmente a circunscrição, Alto Cauale.

Alto Cauale é um município do Uíge, com a sede a vila de Cangola. O município tem uma extensão de 3.064 quilómetros quadrados e uma população de 52.004 habitantes,  de acordo com o censo de 2014, distribuídos por 118 povoações e duas  comunas (Bengo e Caiongo).

O município de Alto Cauale é limitado a norte pelo município do Sanza Pombo, a este município de Massango, a sul pelo município de Kalandula (Malanje) e a Oeste pelos municípios de Camabatela (Cuanza Norte) e Negage e Púri (província do Uíge). (Angop)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA