Uíge: Papel de António Agostinho Neto na luta de libertação de Angola debatido em palestra

AGOSTINHO NETO - PRIMEIRO PRESIDENTE DE ANGOLA / ARQUIVO (Foto: Angop)

Uíge – O secretariado provincial da JMPLA no Uíge promoveu hoje, sexta-feira, nesta cidade, uma palestra sobre o “Papel do Primeiro Presidente de Angola, António Agostinho Neto, na luta de libertação nacional “, em saudação ao dia do Herói Nacional a assinalar-se a 17 do mês em curso.

AGOSTINHO NETO - PRIMEIRO PRESIDENTE DE ANGOLA / ARQUIVO (Foto: Angop)
AGOSTINHO NETO – PRIMEIRO PRESIDENTE DE ANGOLA / ARQUIVO (Foto: Angop)

O encontro foi orientado pelo segundo secretário provincial da JMPLA no Uíge, Bem–Vindo Nkoluavata Kindoqui Pedro, que fez uma abordagem profunda da vida e obra de António Agostinho Neto, enquanto líder do MPLA e primeiro Presidente da República de Angola.

O segundo secretário provincial da JMPLA considerou importante a palestra porque raras vezes se realizam actos voltados ao conhecimento do legado daquele que foi o primeiro presidente de Angola.

Na ocasião, o historiador e palestrante Samalando Sebastião Muginga caracterizou o percurso de  AgostinhoNeto desde o tempo de estudante, em que já denunciava a dominação colonial, passando pela liderança da luta de libertação nacional no interior do país até à independência de Angola.

O paletrante elucidou os membros da JMPLA, sobre a necessidade destes prestigiarem as contribuições e pensamentos profundos de Agostinho Neto, fazendo deles matéria de consulta permanente como forma de continuarem fiéis aos seus ensinamentos e ideais.

Assistiram à palestra, membros do comité provincial e municipal do MPLA e JMPLA e convidados. (portalangop.co.ao)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA