Uíge: Lançada pedra para construção do hospital municipal de Maquela do Zombo

Lançada primeira pedra para a construção de Hospital em Maquela do Zombo (Foto: Angop/Arquivo)
Lançada primeira pedra para a construção de Hospital em Maquela do Zombo (Foto: Angop/Arquivo)
Lançada primeira pedra para a construção de Hospital em Maquela do Zombo (Foto: Angop/Arquivo)

O município de Maquela do Zombo, a 298 quilómetros da cidade do Uíge, sede capital da província do Uíge, vai ganhar um Hospital, cuja a primeira pedra para a construção foi lançada, essa segunda-feira, em acto presidido pelo provincial, Paulo Pombolo.

A referida unidade sanitária, financiada pela línha de crédito da Espanha, com capacidade para 150 camas, cujo montante de execução não foi anunciado, deverá ser construída em 24 meses pela empreiteira chinesa Yang International.

Após a sua conclusão, o Hospital Municipal de Maquela do Zombo vai ter serviços de medicina, maternidade, pediatria, ortopedia, cirurgia, oftalmologia, laboratórios, radiologia, morgue, entre outros serviços.

Na ocasião, o governador admitiu que o anterior hospital, que data do ano de 1968, já não corresponde a demanda da população local, daí a necessidade da construção de um novo com mais serviços para prestar melhor assistência aos habitantes locais.

Sublinhou que a insuficiência de vários serviços no hospital local fazia com que muitos habitantes do município se deslocassem a República Democrática do Congo para melhor receberem assistência sanitária.

Paulo Pombolo anunciou ainda que o município de Maquela do Zombo, vai beneficiar dentro em breve de uma nova escola com 12 salas de aulas e de um novo sistema de abastecimento de água potável, assim como de mais outros serviços sociais no quadro de melhoramento e oferta dos serviços sociais básicos à população.

Durante a sua permanência em Maquela do Zombo, o governador manteve encontros separados com entidades religiosas e jovens, com quem abordou os programas do Governo local para a melhoria das condições sociais da população.

O município de Maquela do Zombo tem uma população de 122.320 habitantes e é potencialmente agrícola, dedicando-se a agricultura de subsistência e a caça. (Angop)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA