SADC realiza celebrações das Semanas Nacionais da Água

Consultor da SADC, Phera Ramoeli. (Foto: Gaspar dos Santos)
Consultor da SADC, Phera Ramoeli. (Foto: Gaspar dos Santos)
Consultor da SADC, Phera Ramoeli. (Foto: Gaspar dos Santos)

As Semanas Nacionais da Água constituirão uma oportunidade para a sensibilização nacional em cada país do Programa Regional da Água da SADC e das iniciativas das organizações das Bacias Hídricas na consecução da melhoria da gestão e desenvolvimento dos recursos hídricos e a necessidade de harmonização das estratégias nacionais e locais com as estratégias regionais da SADC, em prol de uma melhor gestão e desenvolvimento dos recursos hídricos.

Essa consideração foi feita hoje, terça-feira, em Luanda, pelo consultor da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) do sector da Água, Phera Ramoeli, quando falava durante o Workshop sobre “Semana Nacional de Águas da SADC-Angola da Visão para Acção”, organizada pelo Ministério da Energia e Águas, em colaboração com a SADC, Global Water Partnership Southern Africa e Inter Press Service (IPS) África, que decorre de 2 a 4 deste mês, na capital do país.

Por sua vez, o director-geral dos Recursos Hídricos, Manuel Quintino, manifestou a necessidade da elaboração de um plano director, visando o aproveitamento racional da bacia hidrográfica do Kwanza.

Indicou que uma vez elaborado tal projecto, o Ministério da Energia e Águas estará dotado de um instrumento de gestão hídrica multissectorial, que viabilizará o aproveitamento, em separado, da água para o consumo humano, para os sectores energético, agrícola, industrial, bem como para a preservação dos ecossistemas, em toda a extensão da bacia. (portalangop.co.ao)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA