Rússia envia navios de guerra para a Síria (vídeo)

(Euronews)
(Euronews)
(Euronews)

Um grupo de fotógrafos de Istambul reuniu evidências do aumento da atividade da marinha russa, no Estreito do Bósforo. São manobras de natureza, aparentemente, militar – os navios deslocam-se a partir do Mar Negro, até ao Mediterrâneo através do Bósforo.

Os observadores turcos descreveram numerosas embarcações, transportando equipamento militar e especulam que se dirigem à Síria.
A Euronews enviou um pedido oficial ao Ministério da Defesa russo, para que comentasse esta questão, mas não recebeu resposta imediata.

O fotógrafo amador, Yörük Işık, explica: “O movimento mais importante que observamos no nosso grupo foi que os navios comerciais são utilizados para transportar equipamento militar, mas não existem explosivos. Vimos tendas pré-fabricadas, tanques de água, camiões militares, com os logos militares das tropas russas, na Ucrânia.”

O fotógrafo amador diz que estas movimentações, pouco habituais por parte da Rússia, aumentaram no final do verão.

“Com este tráfego é muito difícil tirar fotografias a todos os barcos. Na semana passada, todos os dias, havia um navio militar russo no estreito do Bósforo. Nalguns dias havia duas ou três navios russos a passar em alturas diferentes ou ao mesmo tempo. Por exemplo: no último sábado dois navios militares russos, um que voltava ao porto de origem de Sevastopol e outro em direção ao Mediterrâneo, passaram exatamente ao mesmo tempo aqui, debaixo da Ponte do Bósforo”, acrescenta Yörük Işık.

O aumento destas movimentações da marinha russa está a levantar uma onda de preocupação nas potências ocidentais.

O correspondente da euronews, Bora Bayraktar, conclui:“De acordo com os fotógrafos amadores, o tráfego de navios militares russos, nos estreitos da Turquia, aumentou desde agosto. Ao que tudo indica, este tráfego vai aumentar ainda mais, à medida que a Rússia tenta construir nova base naval na Síria, para apoiar o regime de Assad.” (euronews.com)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA