Reunião tripartida analisa situação na RD Congo

Ministro das Relações Exteriores, Georges Chikoti (Foto: Lucas Neto)
Ministro das Relações Exteriores, Georges Chikoti (Foto: Lucas Neto)
Ministro das Relações Exteriores, Georges Chikoti (Foto: Lucas Neto)

A situação prevalecente no leste da RD Congo será analisada nesta sexta-feira, em Johannesburgo, durante a reunião tripartida entre os ministros das Relações Exteriores de Angola, da África do Sul e da RD Congo disse, à Angop, o chefe da diplomacia angolana, Georges Chikoti.

O encontro, da África do Sul, acontece no âmbito do Mecanismo Tripartido de Relação e Cooperação Conjugada entre a RDC, Angola e RSA, para reforçar as estratégias de aplicação do referido mecanismo.

Criado em Luanda, o mecanismo visa garantir a concertação de posições de aplicação do Acordo-Quadro para a paz, estabilidade e cooperação na RD Congo e na região dos Grandes Lagos, com o envolvimento de países vizinhos, organizações regionais e da ONU.

Quarta-feira, Georges Chikoti deslocou-se à RD Congo, na qualidade de enviado especial do Presidente da República, José Eduardo dos Santos, a fim de fazer a entrega de uma mensagem ao Chefe de Estado da RD Congo, Joseph Kabila.

Sem revelar o teor da missiva, o ministro adiantou que “a mesma decorre do processo bilateral da responsabilidade que Angola tem no quadro da presidência da Conferência Internacional da Região dos Grandes Lagos (CIRGL)”. (Angop)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA