Presidente nigeriano promete resgatar jovens sequestradas por Boko Haram

Presidente da Nigéria, Muhammadu Buhari (D.R)

Nações Unidas – O presidente da Nigéria, Muhammadu Buhari, prometeu nesta segunda-feira, nas Nações Unidas, que resgatará as estudantes sequestradas pelos combatentes do Boko Haram em 2014 e que derrotará a milícia islâmica.

Presidente da Nigéria, Muhammadu Buhari (D.R)
Presidente da Nigéria, Muhammadu Buhari (D.R)

“Um dos nossos principais objectivos é resgatar as meninas de Chibok sãs e salvas”, disse Buhari em seu primeiro discurso na Assembleia Geral da ONU, reunida em Nova York.

Em 14 de Abril do ano passado, combatentes do Boko Haram invadiram uma escola da cidade de Chibok, no nordeste nigeriano, e sequestraram 276 jovens alunas que se preparavam para os exames de final de ano.

Deste total, 57 conseguiram fugir, mas não se tem notícias das 219 jovens restantes desde que cerca de 100 apareceram em um vídeo do Boko Haram vestidas como muçulmanas e recitando o alcorão.

O líder do Boko Haram, Abubakar Shekau, disse na ocasião que todas se converteram ao Islã e se “casaram”.

Buhari, que prometeu acabar com os rebeldes após seis anos de ataques sangrentos do grupo islâmico, revelou na Assembleia Geral que seu governo implementou “uma estratégia audaz e forte para derrotar o Boko Haram”.

Nigéria, Camarões, Chade, Níger e Benin criaram uma “força especial conjunta para enfrentar e derrotar” o Boko Haram. (portalangop.co.ao)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA