Portugal: INAGBE vai cooperar com Universidades portuguesas

INAGBE coopera com Universidades portuguesas (Foto: Foto cedida a Angop)
INAGBE coopera com Universidades portuguesas (Foto: Foto cedida a Angop)
INAGBE coopera com Universidades portuguesas (Foto: Foto cedida a Angop)

O Instituto Nacional de Gestão de Bolsas de Estudos de Angola (INAGBE) pretende cooperar com as Universidades portuguesas de Coimbra e a da Beira Interior (UBI), segundo um Protocolo de Cooperação e o Memorando de Entendimento, rubricados, nesta terça-feira, em Lisboa, com as duas instituições.

Embora não tenham sido avançados detalhes, os compromissos, assinados pelo director-geral do INAGBE, Moisés Kafala Neto, e por João Gabriel Silva e António Carreto Fidalgo, reitores da Universidade de Coimbra e da Beira Interior, respectivamente, visam, entre outros, a formação de quadros angolanos.

Sobre o acto, a ministra-conselheira Isabel Godinho, presente em representação do embaixador de Angola em Portugal, José Marcos Barrica, considerou ser “uma prova inequívoca que a formação do homem constitui uma prioridade do Governo de Angola”.

Para o director-geral do INAGBE, “apesar de algumas limitações, Angola tem a noção de que é imperioso estimular o ensino superior”, apontando que o país prevê formar “um número considerável de quadros em áreas como engenharia, tecnologia e saúde, com um padrão de qualidade aceitável”.

Por sua vez, o reitor da Universidade de Coimbra, uma das mais antigas do mundo (com 725 anos de existência), disse ter “muita esperança que o acordo com o INAGBE represente um aumento das relações entre a Universidade de Coimbra e Angola”

Já o reitor da Universidade da Beira Interior, que actualmente acolhe mais de seis mil alunos em cursos como artes e letras, ciências da saúde, ciências sociais e humanas e engenharia, mostrou-se “orgulhoso por Angola continuar a apostar na formação do capital humano”. Regozijou-se também pelo “carácter mais cosmopolita” que os estudantes angolanos darão à região nortenha de Covilhã, onde se localiza UBI. (Angop)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA