População de Ngonguembo recebe medicamentos contra filária e oncocercose

Medicamentos em Farmácias (Foto: Angop)

Quilombo dos Dembos – Mais de oito mil 500 doses de Mectizan, medicamento para prevenção e combate à filária e oncocercose (cegueira dos rios), estão a ser distribuídos no Ngonguembo, província do Cuanza Norte, por agentes sanitários.

Medicamentos em Farmácias (Foto: Angop)
Medicamentos em Farmácias (Foto: Angop)

O supervisor municipal do Programa de Promoção de Saúde, António Adulcino Luís, adiantou à Angop, na vila do Quilombo dos Dembos, que a campanha iniciada nesta segunda-feira, com a duração de 30 dias, abarca a distribuição gratuita de comprimidos de Mectizan aos munícipes com idade superior a oito anos.

Segundo o responsável, para garantir o êxito da campanha, foram mobilizados sete técnicos de saúde que vão percorrer os bairros e aldeias das  duas comunas do município do Ngonguembo, que fica a 102 quilómetros da cidade de Ndalatando.

Acrescentou que a campanha se enquadra nos esforços de controlo destas patologias que aumenta na região. As autoridades sanitárias locais controlam 800 pessoas afectadas pela filária.

Nas duas campanhas passadas realizadas em 2013 e 2014, as autoridades sanitárias distribuiram gratuitamente Mectizan a cerca de quatro mil pessoas.

A circunscrição é habitada por seis mil 896 pessoas distribuídas nas comunas de Camame e Cavunga. (portalangop.co.ao)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA