Pesquisadores advertem: Ver TV demais faz mal à saúde

Pesquisadores advertem: Ver TV demais faz mal à saúde (DR)
Pesquisadores advertem: Ver TV demais faz mal à saúde (DR)
Pesquisadores advertem: Ver TV demais faz mal à saúde (DR)

Eis aqui um estudo que vai fazer você pular do sofá. Segundo informou o jornal Telegraph, pesquisadores da Universidade de Osaka, Japão, descobriram que as pessoas que assistem mais de cinco horas de TV por dia são seis vezes mais propensas a formar coágulos no sangue.

Nesta imagem divulgada pela Netflix, Kevin Spacey aparece em uma cena de ‘House of Cards’. Os viciados na série que se cuidem! (David Giesbrecht/Netflix via AP)

O estudo, apresentado à European Society of Cardiology (Sociedade Europeia de Cardiologia), mostra que homens e mulheres com idades entre 40 e 79 anos, que assistem TV mais de cinco horas por dia, têm duas vezes mais probabilidades de sofrer uma embolia pulmonar fatal, causada pela formação de coágulos sanguíneos, do que alguém que assiste TV durante menos de duas horas e meia por dia.

No entanto, essas probabilidades aumentam em até seis vezes entre as pessoas com menos de sessenta anos.

Um dos pesquisadores revela que a explicação para isso pode ser atribuída, em parte, à “pouca mobilidade das pernas enquanto a pessoa assiste à televisão.” Ele é o autor do estudo que analisou 86.000 participantes por mais de 18 anos, no Japão. Existe o perigo da formação de coágulos sanguíneos nas pernas, e eles podem obstruir o fluxo de sangue para o coração. Esse foi o primeiro estudo a relacionar o hábito de ver TV por muitas horas com a formação de coágulos no sangue. Sua importância é enorme, nessa era de tanto sedentarismo em frente da TV, destaca o jornal Independent. Os pesquisadores afirmam ainda, que o hábito de jogar videogames ou passar muitas horas sentado em frente do computador, também pode oferecer os mesmos riscos para a saúde.

Em um comunicado à imprensa, os investigadores disseram que os que ficam grudados na TV devem seguir as mesmas orientações próprias dos longos voos de avião: levante-se, caminhe, e beba muita água. E atenção, homens: sair do sofá e circular é bom para sua produção de espermatozóides! (yahoo.com)

Newser
Michael Harthorn

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA