Moçambique: Previsão indica ocorrência de chuvas normais e abaixo de normal

PORMENOR DAS CHEIA / Arquivo (Foto: Angop)

Maputo – O Instituto Nacional de Meteorologia (INAM) prevê a ocorrência de chuvas normais, com tendência para abaixo do normal, durante a primeira e segunda fase da época chuvosa em Moçambique entre Outubro do ano em curso e Março de 2016.

PORMENOR DAS CHEIA / Arquivo (Foto: Angop)
PORMENOR DAS CHEIA / Arquivo (Foto: Angop)

O prognóstico foi avançado quinta-feira, em Maputo, durante o segundo Fórum Nacional de Antevisão Climática (FNAC), por um responsável do INAM, Jonas Zucule.

Em termos hidrológicos espera-se um baixo risco a moderado de ocorrência de cheias durante a primeira fase da época chuvosa (entre Outubro a Dezembro), disse.

Enquanto isso, para o período de Janeiro, Fevereiro e Março de 2016 há um risco moderado a alto de ocorrências de cheias nas bacias de Inhanombe, Mutamba, Púngoè e Licungo”, refere um documento apresentado no encontro.

“Para Outubro Novembro e Dezembro de 2015, há uma maior probabilidade de ocorrência de chuvas normais, com tendência para cima do normal em toda a extensão das províncias de Niassa, Cabo Delgado, Nampula (norte do país) e a norte da província da Zambézia (centro) ”, avançou a Zucule.

Este cenário, segundo Zucule, favorece a ocorrência de stress hídrico na região sul no período de Outubro, Novembro e Dezembro de 2015 e satisfação das necessidades hídricas das culturas durante o período Janeiro, Fevereiro e Março de 2016, principalmente nas regiões centro e norte do país.

Quanto às restantes regiões do país, centro e sul, Zucule afirmou que se prevê a ocorrência de chuvas normais com tendências para abaixo do normal em toda a extensão das províncias de Tete, Manica, Sofala, Inhambane, Gaza, Maputo, e sul da província da Zambézia.

A fonte acrescentou que há uma maior probabilidade de ocorrência de chuvas normais com tendência para acima do normal nas províncias de Cabo Delgado, Nampula e norte a leste de Niassa, na segunda época chuvosa.

Enquanto isso, na mesma época, prevê-se a ocorrência de chuvas normais com tendência para abaixo normal na zona oeste da província do Niassa, Tete, Zambézia, Manica, Sofala, Inhambane, Gaza e Maputo.

No que diz respeito a previsão hidrológica, um documento facultado no encontro refere que para a primeira época há um risco baixo de ocorrência de cheias nas bacias do Limpopo, Save, Zambeze, Ligonha, Meluli, Milela, Lúrio, Megaruma, Messalo, Montepuez e Rovuma.

Porém, nas bacias do Maputo, Umbelúzi, Incomáti, Inhambone, Mutamba, Búzi, Púngoè e Licungo, prevê-se um risco moderado a alto de ocorrência de cheias. (Angop)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA