Ministro das Relações Exteriores a caminho dos EUA

Ministro das Relações Exteriores, Georges Rebelo Chikoti (Foto: Pedro Parente)

O ministro das Relações Exteriores, Georges Rebelo Chikoti, seguiu hoje (terça-feira) para Houston, Estados Unidos da América, a fim de participar nas festividades comemorativas ao 70º aniversário da Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU).

Ministro das Relações Exteriores, Georges Rebelo Chikoti (Foto: Pedro Parente)
Ministro das Relações Exteriores, Georges Rebelo Chikoti (Foto: Pedro Parente)

Momentos antes do embarque, o ministro disse à Angop, no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, que o encontro deste ano não será apenas festivo, mas contará com uma sessão bastante concorrida, em que estarão presentes 120 Chefes de Estado e de governo, em que se fará o balanço dos últimos anos de existência da organização.

Temas de ordem política, segurança, questões do ambiente e da mulher orientarão a sessão, além de estarem programados encontros e reuniões entre os diferentes estadistas e ou chefes de governo.

“Este será um momento particularmente importante, do ponto de vista das relações internacionais, porque ocorre num momento em que o mundo enfrenta vários conflitos e preocupações, que irão ditar o balanço destes 70 anos”, referiu.

Para Georges Chikoti, há ainda uma outra questão a ter em conta, o facto da maior parte dos países exigir uma evolução com relação à distribuição no Conselho de Segurança, onde se pede que haja maior participação dos países subdesenvolvidos, particularmente de África.

Segundo o chefe da diplomacia angolana, paralelamente às festividades do aniversário da ONU, criada em 1945, vai acontecer, ainda, uma reunião da Conferência Internacional da Região dos Grandes Lagos (CIRGL). (Angop)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA