Ministro da Juventude e Desportos a caminho de Brazzaville

MINISTRO DA JUVENTUDE E DESPORTOS, GONÇALVES MUANDUMBA (Foto: Angop)

O ministro da Juventude e Desportos, Gonçalves Muandumba, deixou na manhã desta quinta-feira, Luanda, com destino a Brazzaville, República do Congo, a fim de participar na reunião dos titulares dos Desportos de África, que acontece hoje, para debater o actual estado do sector no continente.

MINISTRO DA JUVENTUDE E DESPORTOS, GONÇALVES MUANDUMBA (Foto: Angop)
MINISTRO DA JUVENTUDE E DESPORTOS, GONÇALVES MUANDUMBA (Foto: Angop)

No Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, o governante deu a conhecer que a reunião, de caracter obrigatório, permite que os responsáveis do ramo analisem o quadro do desporto no continente, sobretudo nesta altura em que se comemoram os 50 anos dos Jogos Africanos.

De acordo com o ministro, o fórum, que antecede a realização da XI edição dos também denominados “jogos da juventude”, a decorrer de 4 a 19 de Setembro, é uma oportunidade para os países participantes passarem a sua mensagem de “unidade, solidariedade, amizade e irmandade entre os povos africanos”.

Segundo Gonçalves Muandumba, a anteceder o encontro continental, os titulares dos Desportos da Zona V, região da SADC, reunirão para concertar ideias e fazer o ponto da situação sobre a organização desportiva na região.

Revelou que, atendendo a realização dos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro (Brasil), o assunto será igualmente abordo, “tendo em conta a preparação e participação dos africanos e para que haja cada vez mais resultados e para que os atletas do continente atinjam melhores performances na competição”, sustentou.

Questionado sobre a possibilidade de o país acolher os próximos Jogos Africanos, Gonçalves Muandumba, negou adiantando que “Angola não é candidata, não se está a candidatar, nem se candidatou para os Jogos Africanos de 2019”, como anunciam certas fontes.

De acordo com uma fonte oficial, a delegação angolana ao encontro de ministros será recebida hoje, em audiência, pelo Presidente do Congo, Denis Sasso Nguesso.

Em Brazzaville, o ministro vai, ainda, testemunhar a cerimónia de abertura dos XI jogos, onde o país será representado por 158 atletas em 15 modalidades desportivas, esperando-se que supere o 10º lugar alcançado em 2011 no quadro geral de medalhas dos X jogos, realizados em Maputo, Moçambique.

Acompanham o governante nesta missão o presidente da Federação Angolana da Futebol (FAF), Pedro Neto, e quadros seniores do Ministério. (portalangop.co.ao)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA