Mega campanha de limpeza vai marcar início das festividades do Kilamba Kiaxi

Campanha de limpeza (Arquivo) (Foto: António Escrivão)
Campanha de limpeza (Arquivo) (Foto: António Escrivão)
Campanha de limpeza (Arquivo) (Foto: António Escrivão)

Uma mega campanha de limpeza sob o lema “Para uma saúde melhor, limpemos o Kilamba Kiaxi”, vai realiza-se sábado no Distrito Urbano do Kilamba Kiaxi, município de Luanda, para marcar o início das festividades do 39º aniversário da circunscrição, que se celebra a 17 de Setembro.

A actividade, em que se prevê a participação de igrejas, do empresariado local, ONG, autoridades tradicionais, juventude e comissões de moradores, vai acontecer em simultâneo com uma campanha de recolha de donativos para apoiar os sinistrados de chuvas e deficientes visuais de guerra.

Os pontos de recepção dos donativos serão as Administrações de bairros do Palanca, Popular e Golfe. A Administração pretende recolher todos os bens necessários para apoiar estes cidadãos carentes.

O programa de actividades, para celebrar o aniversário do Kilamba Kiaxi foi apresentado, numa conferência de imprensa, pelo assessor da Administração, Divaldo Gomes, num acto em que participaram também o administrador do Distrito, Domingos João Lourenço e o administrador adjunto para a área Financeira, Económica, Orçamental e Social para as Comunidades.

O programa que vai de 5 a 17 de Setembro tem previsto para dia 7, segunda-feira, a deposição de uma coroa de flores no Busco do Dr. Agostinho Neto, Primeiro Presidente de Angola, a abertura de uma exposição fotográfica e visita ao Jango Kilamba, um dos marcos históricos do Distrito, porque foi o lugar onde alguns nacionalistas fizeram a sua primeira reunião estratégica após o 25 de Abril.

No dia 10 está marcado o início de um ciclo de palestras com o tema “ Vida e Obra do Presidente Agostrinhgo Neto, para homenagear o patrono do Distrito. Cada bairro do Distrito vai realizar uma palestra.

O programa prevê ainda a realização de actividades culturais e recreativas, sob a responsabilidade de cada Administração de bairro, para ressaltar os valores culturais locais.

No âmbito das festividades do Distrito Urbano do Kilamba Kiaxi está previsto também a inauguração, no dia 14, do Centro de Saúde do Palanca I e do Campo Multiuso da Divina Providência.

As duas infra-estruturas sociais foram construídas no quadro dos Programas de Investimento Público e Municipal Integrado de Desenvolvimento Rural e Combate à Pobreza, a cargo da Comissão Administrativa da Cidade de Luanda.

Esta previsto ainda, dia 16, a entrega de donativos aos sinistrados de chuvas que se encontram no campo da Maná e aos deficientes visuais de guerra na Sapú, Golfe.

No mesmo dia, ao princípio da noite, vai acontecer a Fogueira dos antigos combatentes, uma actividade cultural com prosa, poesia e música.

O ponto mais alto das celebrações acontece no dia 17 com o desfile dos bairros, para apresentação das potencialidades culturais, económica e social e um show com a participação de músicos locais, com destaque para Samanguana. (portalangop.co.ao)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA