Mais de mil empreendedores aguardam financiamento

(Foto: D.R.)
(Foto: D.R.)
(Foto: D.R.)

Mil, duzentos e cinquenta e três empreendedores solicitaram, este ano, financiamento ao Balcão Único do Empreendedor (BUE) na província do Huambo, para desenvolverem os seus projectos.

O facto foi dado a conhecer esta quarta-feira, nesta província do Huambo, pela coordenadora local do BUE, Maria da Conceição Katuvala, informando que os mesmos poderão ver atendidos brevemente os seus pedidos.

Disse que o total de empreendedores inscritos para esta segunda fase corresponde a um acrescimento de 188, comparando com os que se beneficiaram de financiamento da instituição na primeira fase, decorrida entre 2012 e 2013.

Maria da Conceição Katuvala informou que a maior parte dos projectos apresentados está voltados para os ramos do comércio e de prestação de serviços.

Quanto ao processo de reembolso, disse terem sido reavidos 4.312.377 kwanzas, dos 1.086.556.000 kwanzas financiados a 1.065 empreendedores.

Lamentou a falta de sensibilidade dos beneficiários que se furtam em resolver as suas dívidas de crédito, tendo para o efeito apelado aos mesmos no sentido de efectuarem o reembolso, de modo a permitir o normal funcionamento daquela instituição.

Explicou que o BUE pretende abranger o maior número de empreendedores, com vista a criar condições para o auto-emprego dos cidadãos e novas fontes de rendimento, no quadro do processo de diversificação da economia nacional.

Também informou estar em curso, desde Julho, o cadastramento de empreendedores informais, tendo sido abrangidos já mil e 832, com objectivo de organizar o exercício da actividade.

O Balcão Único do Empreendedor, um projecto do governo, está implantando na província do Huambo desde 2012. Dos 11 municípios da província do Huambo, o mesmo está presente em nove, estando para breve a inauguração nos dois em falta. (Angop/Expansão)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA