Lunda Sul: Governadora apela à promoção da diversificação da economia

Cândida Narciso - Governadora provincial da Lunda Sul (Foto: Hélder Dias)
Cândida Narciso - Governadora provincial da Lunda Sul (Foto: Hélder Dias)
Cândida Narciso – Governadora provincial da Lunda Sul (Foto: Hélder Dias)

As administrações municipais de Cacolo, de Dala, de Muconda e de Saurimo, receberam hoje (terça-feira) o apelo da governadora Cândida Narciso, para promoverem a diversificação da economia nacional, aumentando a produção agrícola, o fomento pecuário, a piscicultura e o eucalipto, incentivando e atraindo o empresariado nacional e estrangeiro.

O apelo foi feito por Cândida Narciso, quando discursava na abertura da III reunião do governo, com as administrações municipais, que decorre no município de Dala, 160 quilómetros a Sul da cidade capital da província (Saurimo).

A governante esclareceu que a baixa do preço do petróleo no mercado internacional fez com que o Orçamento Geral do Estado para 2015 tivesse que ser reajustado, em menos 50 porcento, e, por esta razão, o Executivo aprovou medidas para fazer face à situação económica actual, com medidas de carácter monetário, cambial, fiscal e estrutural, dirigidas à manutenção do ritmo do crescimento do Produto Interno Bruto.

“Esta situação de instabilidade económica repercute-se no momento em que estamos a viver e a vivenciar, temos tempos menos bom que se reflectem no abrandamento e na desaceleração do Programas de Investimento Publico, com todas as suas implicações”, asseverou.

Na ocasião, apelou aos administradores municipais no sentido de primarem por uma gestão rigorosa e racional, de modo a controlarem o momento financeiro que o país está a viver.

”Assim, somos todos chamados, imbuídos de espírito patriótico, a todos os níveis, a levar a cabo uma gestão parcimoniosa, racional e empreendedora, no sentido de contornarmos e controlarmos a situação económica do país e da província, em particular”, alertou.

A reunião do governo provincial com as administrações municipais analisa a preparação da campanha agrícola 2015/2016, o relatório do Programa Municipal Integrado de Desenvolvimento Rural e Combate à Pobreza, referente ao primeiro semestre do ano em curso, entre outras questões.

O município de Dala é limitado, a Norte, pelo município de Saurimo, a Leste, pelo município de Muconda, a Sul, pelos municípios de Lumeje, de Camanongue e do Moxico, e a Oeste, pelo município de Cacolo. É constituído pelas comunas de Dala, de Cazage e Luma-Cassai.

Dados preliminares do Censo Geral da População e Habitação, realizado em Maio de 2014, referem que o município do Dala tem 26 mil e 753 habitantes. (portalangop.co.ao)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA