Luanda acolhe primeiro fórum de internet banking

(Foto: D.R.)
(Foto: D.R.)
(Foto: D.R.)

O evento decorrerá sob o lema ‘internet banking – experiências e desafios de implementação’ e tem como objectivos identificar experiências da utilização deste tipo de acesso bancário.

Luanda acolhe, a 24 deste mês, o primeiro fórum sobre internet banking, numa promoção conjunta da Agência Angolana de Gestão de Conteúdos para Portais de Internet e a Bumbar Media, indica uma nota de imprensa.

O evento, que decorre sob o lema ‘Internet banking – experiências e desafios de implementação’, tem como objectivo identificar experiências de utilização de internet banking, para o fortalecimento de instituições bancárias locais.

É ainda propósito do fórum reflectir sobre os desafios actuais de implementação do internet banking em relação às infra- estruturas tecnológicas implantadas pelo Executivo, e sobre questões de segurança, informação individual, corporativa e institucional. Avaliar o grau de envolvimento do sector público e privado na promoção da Internet como interface de trabalho nos tempos modernos é outro objectivo do certame.

Internet banking é o termo utilizado para caracterizar transacções, pagamentos e outras operações financeiras e de dados pela web por meio de uma página segura de banco, e tem relevância sobretudo por permitir utilizar os serviços do banco fora do horário de atendimento ou a partir de qualquer lugar onde haja acesso à Internet.

Segundo a nota, os bancos que operam em Angola adoptam, cada vez mais, “medidas que estão a quebrar a distância com os seus clientes”, usando como meio privilegiado o electrónico, designadamente, o internet banking.

Com efeito, acrescenta a nota, 80% dos 24 bancos a operar em Angola promovem, neste momento, produtos relacionados com internet banking, sendo que 65% associam a sua marca aos produtos promovidos através daquela plataforma tecnológica. Em África, 11 países, entre os quais a África do Sul, têm o seu universo financeiro totalmente direccionado para as transacções electrónicas facilitadas pela Internet.

A nível mundial, existem bancos que já operam exclusivamente através da Internet, porque representa um custo menor comparado com os custos dos bancos tradicionais, sublinha a nota de imprensa da organização. (expansao.ao)

Por: Francisco de Andrade

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA