Juros dos empréstimos até seis meses estão a caminho dos 20%

128602As taxas de juro que os bancos cobram às empresas pelos empréstimos até 6 meses estão a caminho dos 20% reflectindo os sucessivos apertos da política monetária do Banco Nacional de Angola (BNA), o último dos quais na última sexta-feira, 28 de Agosto.

As taxas de juro cobradas pelos bancos aos clientes empresariais nos empréstimos até seis meses aumentaram cerca de dois pontos percentuais, de 16,7% em Outubro de 2014, mês em que se iniciaram os apertos monetários do BNA, para 18,5% em Junho. Nos empréstimos a mais de um ano, as taxas subiram 1,1 pontos percentuais no mesmo período, para 13,9%.

O facto de as taxas de curto prazo serem superiores às de longo prazo é indicador de disfunção no mercado de crédito angolano, já que geralmente as taxas de longo prazo são mais elevadas do que as de curto prazo porque o risco é maior. Se as taxas activas estão em alta, o mesmo não sucede com as passivas.

Por um depósito até 90 dias, os bancos pagavam em Junho 3,9%, o mesmo que em Outubro de 2014. No mesmo período a remuneração dos depósitos superiores a um ano subiu escassos 0,3 pontos percentuais, para 5,4%. (expansão.co.ao)

por Carlos Rosado de Carvalho

Ler o artigo na íntegra na versão em papel desta sexta feira 4/09, do expansão

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA