Japão doa meios rolantes ao Burkina Faso para apoiar processo eleitoral

Bandeira de Burkina Faso (Foto: Vlajky.org)

Ouagadougou – O Governo japonês acaba de entregar 21 veículos e oito motos à Comissão Eleitoral Nacional Independente (CENI) do Burkina Faso com vista às eleições de Outubro próximo, soube-se de fonte oficial no local.

Bandeira de Burkina Faso (Foto: Vlajky.org)
Bandeira de Burkina Faso (Foto: Vlajky.org)

Entregues quarta-feira última, os meios rolantes, estimados em 500 milhões de francos CFA (cerca de 850 mil dólares americanos), inscrevem-se no quadro dum projecto designado “Reforço das Capacidades Logísticas da CENI”, financiado pelo Governo nipónico.

Segundo o embaixador do Japão, Masatou Futaishi, a mobilidade dos agentes da CENI e das instituições envolvidas é fundamental para garantir, em toda segurança, o transporte dos materiais e de documentos eleitorais, de atas e de urnas, a transferência dos resultados eleitorais e a supervisão das eleições.

Por sua vez, o presidente da CENI, Barthélémy Kéré, disse que o Japão decidiu apoiar o processo eleitoral que constitui um desafio maior para todos os Burkinabes.

A seu ver, as implicações destas eleições são enormes pois, além do Japão, o mundo inteiro está a acompanhar este processo de perto.

“Estamos sensíveis quando países irmãos se juntam a nós para estes desafios”, regozijou-se.

Esta doação do Japão surge no rescaldo da entrega de 20 veículos pela Nigéria ao Burkina Faso, com vista a apoiar a CENI na organização destas eleições a realizarem-se simultaneamente.

Mais de cinco milhões e 500 mil cidadãos Burkinabes vão às urnas a 11 de Outubro próximo para elegerem o Presidente do Burkina Faso e deputados a fim de restabelecer a ordem constitucional interrompida após a destituição, a 31 de Outubro de 2014, do então regime do Presidente Blaise Compaoré, após 27 anos de poder sem partilha. (portalangop.co.ao)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA