Ler Agora:
Japão doa meios rolantes ao Burkina Faso para apoiar processo eleitoral
Artigo completo 2 minutos de leitura

Japão doa meios rolantes ao Burkina Faso para apoiar processo eleitoral

Ouagadougou – O Governo japonês acaba de entregar 21 veículos e oito motos à Comissão Eleitoral Nacional Independente (CENI) do Burkina Faso com vista às eleições de Outubro próximo, soube-se de fonte oficial no local.

Bandeira de Burkina Faso (Foto: Vlajky.org)

Bandeira de Burkina Faso (Foto: Vlajky.org)

Entregues quarta-feira última, os meios rolantes, estimados em 500 milhões de francos CFA (cerca de 850 mil dólares americanos), inscrevem-se no quadro dum projecto designado “Reforço das Capacidades Logísticas da CENI”, financiado pelo Governo nipónico.

Segundo o embaixador do Japão, Masatou Futaishi, a mobilidade dos agentes da CENI e das instituições envolvidas é fundamental para garantir, em toda segurança, o transporte dos materiais e de documentos eleitorais, de atas e de urnas, a transferência dos resultados eleitorais e a supervisão das eleições.

Por sua vez, o presidente da CENI, Barthélémy Kéré, disse que o Japão decidiu apoiar o processo eleitoral que constitui um desafio maior para todos os Burkinabes.

A seu ver, as implicações destas eleições são enormes pois, além do Japão, o mundo inteiro está a acompanhar este processo de perto.

“Estamos sensíveis quando países irmãos se juntam a nós para estes desafios”, regozijou-se.

Esta doação do Japão surge no rescaldo da entrega de 20 veículos pela Nigéria ao Burkina Faso, com vista a apoiar a CENI na organização destas eleições a realizarem-se simultaneamente.

Mais de cinco milhões e 500 mil cidadãos Burkinabes vão às urnas a 11 de Outubro próximo para elegerem o Presidente do Burkina Faso e deputados a fim de restabelecer a ordem constitucional interrompida após a destituição, a 31 de Outubro de 2014, do então regime do Presidente Blaise Compaoré, após 27 anos de poder sem partilha. (portalangop.co.ao)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos com são obrigatórios *

Input your search keywords and press Enter.
Translate »