Incêndio na Califórnia: Recomeçar de novo para centenas de pessoas (Vídeo)

(D.R)
(D.R)
(D.R)

São vidas a recomeçar do zero. Milhares de pessoas foram obrigados a abandonar as suas casas – e várias centenas perderam-nas mesmo, consequência do incêndioque, desde sábado, assola a Califórnia, Estados Unidos.

Muitas, passaram a noite em tendas e acordaram para um pequeno-almoço oferecido pela Cruz Vermelha local, como é o caso em Calistoga.

“Estávamos num jogo de futebol, chegámos a casa por volta das 2h da manhã e às 3h a casa tinha desaparecido – David Clark, um habitante”

“A minha casa ardeu em, provavelmente, 30 minutos”, explica David Clark, um habitante, que continua: “Eu morava em Hoberg South, que é aparentemente onde o incêndio se declarou. Estávamos num jogo de futebol, chegámos a casa por volta das 2h da manhã e às 3h a casa tinha desaparecido. Ficámos absolutamente sem nada.”

Habitante da localidade vizinha de Middletown, Janet Mondragon descobriu que a sua casa estava em fogo quando recebeu, no telemóvel, um vídeo enviado por um amigo:

“Esta é a minha casa. Aqui”, diz Janet Mondragon, apontando para o ecrã do telemóvel. E continua: “Não nos deixam lá ir agora, pelo menos até quarta-feira. Não temos nada, absolutamente nada. Que quer que lhe diga? Estamos num hotel em Santa Rosa e vamos ter de recomeçar a vida de novo. Não há nada, absolutamente nada!”

O incêndio declarou-se no sábado e avançou rapidamente. Até segunda-feira, já tinha devorado quase 25 mil hectares de floresta, mata e pastagens e destruído 400 habitações. Uma pessoa morreu.

Segundo as autoridades, apenas 5% do incêndio está sob controlo. (Euronews)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA