Huíla: Mais de 250 mil famílias inseridas na campanha agrícola 2015/2016

Camponesa trabalhando o campo na Huila (Foto: Ap)

Lubango – Duzentas e cinquenta mil e 311 famílias camponesas, associadas em 810 associações e cooperativas agrícolas, estão inseridas na campanha agrícola 2015/2016, cujo início está marcado para Outubro do corrente ano.

Camponesa trabalhando o campo na Huila (Foto: Ap)
Camponesa trabalhando o campo na Huila (Foto: Ap)

A informação foi avançada terça-feira no Lubango pelo director da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Pescas e Ambiente, Lutero Campos. Segundo ele, os agricultores prevêem cultivar 601 mil e 698 hectares de terras aráveis.

Em declarações à Angop, o responsável afirmou que caso a província registe regularidade nas chuvas, os camponeses deverão colher mais de 400 mil toneladas de produtos alimentares diversos, com destaque para o milho, massambala, massango, feijão, batata rena e doce, hortícolas e entre outros produtos do campo.

Para o êxito da campanha, Lutero Campos explicou que a direcção da agricultura através do Instituto de Desenvolvimento Agrário (IDA) entregou quantidades não especificadas de inputs agrícolas.

Segundo o director da agricultura, alguns municípios com maior incidência de produção de cereais como, Caluquembe, Chicomba, Quipungo, Caconda, Matala e Chipindo receberam o dobro de meios agrícolas em relação aos outros.

“Vamos continuar a trabalhar no processo de sensibilização dos agricultores de outros municípios no sentido de trabalharem mais a terra, visto que só com o empenho e dedicação é que poderemos combater à fome no seio das famílias”, realçou.

Na campanha agrícola passada, as famílias camponesas colheram 380 mil e 389 toneladas de produtos agrícolas diversos numa extensão de 538 mil e 708 hectares de terra aráveis. (Angop)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA