Huíla: Associação aposta na formação de quadros terapêuticos

EXPOSIÇÃO DE MEDICAMENTOS TRADICIONAIS (Foto: Gaspar Dos Santos)

Matala – Uma escola de nível básico para formação de quadros terapêuticos será construída em 2016, no município da Matala, província da Huíla, pelo Conselho Nacional de Medicina Natural e Tradicional em Angola (Conmenta), com o apoio do governo.

EXPOSIÇÃO DE MEDICAMENTOS TRADICIONAIS (Foto: Gaspar Dos Santos)
EXPOSIÇÃO DE MEDICAMENTOS TRADICIONAIS (Foto: Gaspar Dos Santos)

O facto foi dado a conhecer hoje, terça-feira, no município pelo delegado da região sul do Conselho Nacional de Medicina Natural e Tradicional em Angola, Mateus Vicente, quando falava no encontro com os terapeutas, sobre os mecanismos a adoptar visando melhorar o exercício das suas actividades nas áreas de naturologia, bem como abertura de uma indústria para transformação de produtos da flora.

Segundo o responsável, o Conmenta tem trabalhado para alcançar o seu objectivo principal, que é unir e representar as associações profissionais ligadas à medicina natural, bem como a formação de técnicos de nível básico, médio e superior, nas áreas de psicotécnica na medicina natural, métodos ligados a natureza como fonte alternativa.

Sublinhou que a OMS tem estimulado o uso da medicina tradicional como complementar aos sistemas de saúde, de forma a integrar as técnicas da medicina ocidental moderna, preconizando o desenvolvimento de políticas com a observação dos requisitos de segurança, eficácia, qualidade e uso racional de medicamentos de origem tradicional.

Esta será a primeira instituição do género de referência, mas no Lubango existe uma sala que se ocupa de capacitações de refrescamento e de formação de parteiras tradicionais. (portalangop.co.ao)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA