Huambo: Vice-governador encoraja novos médicos a cultivarem espirito humano

HUAMBO: VICE-GOVERNADOR GUILHERME TULUCA (Foto: Edilson Domingos)

Huambo- O vice-governador para o sector político e social do Huambo, Guilherme Tuluka, encorajou domingo, nesta cidade, os médicos recém-formados no país, Cuba e Rússia a cultivarem o espírito humano no exercício da profissão.

HUAMBO: VICE-GOVERNADOR GUILHERME TULUCA (Foto: Edilson Domingos)
HUAMBO: VICE-GOVERNADOR GUILHERME TULUCA (Foto: Edilson Domingos)

Falando na cerimónia de apresentação do grupo de 273 novos médicos realçou que os profissionais de saúde trabalham no limite entre a vida e a morte, daí ser importante o amor ao próximo.

Guilherme Tuluka incentivou os médicos, maioritariamente jovens, a trabalharem com patriotismo, para contribuírem na melhoria da saúde da população.

Por seu turno, o director provincial da saúde, Frederico Carlos Juliana, fez uma caracterização da situação sanitárias da província nos últimos 13 anos, tendo referido que em 2002 o sector controlava um médico para cada 94 mil e 807 habitantes, hoje há um profissional para cada 10 mil e 475 habitantes.

Realçou também o aumento de infra-estruturas sanitárias que passou de 1.776 unidades, em 2002, para 3.155, entre postos, centros de saúde e hospitais.

Entre os novos médicos, formados pela Universidade José Eduardo dos Santos e no exterior do país, destaca-se 112 especialistas em enfermagem geral, 38 em electromedicina, 61 em análises clinicas e 62 em medicina geral. (portalangop.co.ao)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA