Huambo: Uhayele Vimbo assiste mais de 2300 pessoas no Bailundo

(Foto: Valentino Yequenha)
(Foto: Valentino Yequenha)
(Foto: Valentino Yequenha)

Duas mil 346 pessoas da ombala Cambonga, no município do Bailundo, província do Huambo, beneficiaram, sábado, de serviços integrados de saúde, no âmbito do projecto “Uhayele Vimbo” (saúde na aldeia), promovido pela Direcção Provincial do sector.

O facto foi dado a conhecer pelo supervisor de Saúde Pública da direcção da Saúde na província do Huambo, Isaac Cassenje, que falava à imprensa, no final do evento que marcou o 4º aniversário do referido projecto, adiantando que das 2.364 pessoas assistidas.

Explicou que das consultas resultaram o diagnóstico de 112 casos de hipertensão, dois de diabetes, 87 com infecções no sistema osteoma articular, um de Vih/Sida, 17 febre tifoide, 38 de doenças diarreicas agudas, 269 respiratórias agudas, 75 com problemas intestinais, dois de malária e 15 infecções na pele.

Isaac Cassenje disse que em função diagnóstico foram entregues à população 719 receitas médicas, além da vacinação de 124 menores de cinco anos de idade e gravidas, com vista a prevenção de diversas patologias, sobretudo o tétano.

Informou que foram desparasitadas 1.411 pessoas e realizadas 37 palestras sobre saneamento básico.

A primeira edição do “Uhayele Vimbo” aconteceu a seis de Agosto de 2011, na aldeia Acolongonjo, comuna do Cuima, município da Caála. Até ao momento, já foram realizadas 122 edições. (portalangop.co.ao)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA