Huambo: Feira agro-pecuária marca aniversário da cidade do Huambo

Huambo: Vista parcial da Cidade do Huambo (Foto: Angop)
Huambo: Vista parcial da Cidade do Huambo (Foto: Angop)
Huambo: Vista parcial da Cidade do Huambo (Foto: Angop)

A realização de uma feira agro-pecuária, além de outras actividades culturais e recreativas, vai marcar o programa comemorativo do 103º aniversário desta urbe, a assinalar-se a 21 deste mês.

O acto de abertura das festividades, segundo o chefe do Centro de Documentação e Informação (CDI) da administração do município do Huambo, António Cahiti, que falava hoje, terça-feira, à imprensa, acontecem no próximo sábado, com início da feira de alimentação e exposição de produtos agro-pecuários.

A fonte informou que estão igualmente marcados espectáculos, visitas a locais históricos e de interesse turístico, exposição de artes plásticas, artesanato e fotográfica, que irão decorrer durante um mês.

Sobre a exposição de alimentação e de produtos agrícolas, a fonte referiu que a mesma vai decorrer na antiga Feira Internacional de Nova Lisboa (Finol).

Adiantou que neste momento estão a decorrer trabalhos de limpeza no local do evento, implantação de postes de energia eléctrica, arruamentos e na colocação de britas nos acessos.

A organização das festas da cidade do Huambo, de acordo com António Cahiti, também está a trabalhar no sentido de colocar, na Finol, equipamentos para o lazer e recreação das crianças que se deslocarem com os encarregados de educação à feira.

Garantiu que as medidas de segurança e de assistência médica e medicamentosa à população serão reforçadas, com vista a fazer com que o evento atinja as expectativas desejadas pela organização e de modo geral pelos habitantes da cidade do Huambo e turistas.

Contudo, apelou os habitantes desta urbe no sentido colaborarem com a administração do município do Huambo e com os demais membros da organização, para que no final das actividades cada um possa sentir-se satisfeito e orgulhoso por ter feito parte das comemorações dos 103 anos de existência da cidade capital da província.

A cidade do Huambo foi criada a 21 de Setembro de 1912, pelo então governador-geral de Angola, o general José Mendes Ribeiro Norton de Matos, através de um despacho administrativo emitido pela portaria nº1040, datado de 08 de Agosto do mesmo ano.

O nome da urbe se deve ao mítico caçador Huambo Calunga, oriundo da província do Cuanza Sul, que habitava na localidade de Muangunja, no município da Caála. (portalangop.co.ao)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA