Hoje é Dia Mundial de Luta Contra a Raiva.

OS CÃES SÃO CONSIDERADOS COMO A PRIMEIRA CAUSA DE TRANSMISSÃO DA DOENÇA AOS HUMANOS (Foto: Angop)

A data foi instituída em 2006 por um grupo de pesquisadores e profissionais que formam a Aliança para o Controlo da Raiva (ARC), com o apoio da OIE (Organização Internacional de Sanidade Animal), FAO e UA-BIRA (União Africana-Bureau Inter-africano de Recursos Animais).

OS CÃES SÃO CONSIDERADOS COMO A PRIMEIRA CAUSA DE TRANSMISSÃO DA DOENÇA AOS HUMANOS (Foto: Angop)
OS CÃES SÃO CONSIDERADOS COMO A PRIMEIRA CAUSA DE TRANSMISSÃO DA DOENÇA AOS HUMANOS (Foto: Angop)

A efeméride tem como objectivo alertar sobre o perigo da Raiva humana e animal, assim como as medidas que podem ser adoptadas para a sua prevenção e o controlo. O mundo reúne-se uma vez mais no dia 28 de Setembro a fim de sensibilizar e tomar consciência da importância da prevenção da Raiva.

O Dia Mundial de Luta contra a Raiva é uma campanha única que reúne centenas de milhares de pessoas através do mundo para reforçar a mensagem que a Raiva é uma doença evitável.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a raiva mata anualmente no mundo 55 mil pessoas, das quais, metade são crianças com menos de 15 anos, principalmente nos continentes Asiático e Africano, do qual Angola faz parte.

Em Angola, o Governo efectuou, este ano, uma campanha de vacinação contra a raiva, e, só em Luanda, foram vacinados 203.675 animais, perfazendo 86 por cento de cobertura vaginal.

O ano de 2014, em Luanda, foi marcado por um elevado número de mordeduras, onde foram registadas 25 mil 793 mordeduras, 21 porcento acima do ano anterior, resultando em 60 óbitos por raiva.

A Raiva é uma doença grave que afecta todos os mamíferos incluindo o homem e está associada a mordeduras de animais há mais de três mil anos. É a mais antiga e mais mortal doença conhecida da humanidade. Desde então, os cães sempre foram considerados como a primeira causa de transmissão aos humanos e a taxa de letalidade é de 100%. (portalangop.co.ao)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA