Fuga à paternidade preocupa OPA

Juventude em debate sobre a problemática da fuga a paternidade (Foto: Angop)

Uma palestra sobre o tema “A fuga à paternidade na camada infanto- juvenil” vai realizar-se, quarta-feira, no Instituto Médio de Economia de Luanda, numa promoção da Organização de Pioneiros de Agostinho Neto (OPA), em parceria com o Ministério da Família e Promoção da Mulher (Minfamu).

Juventude em debate sobre a problemática da fuga a paternidade (Foto: Angop)
Juventude em debate sobre a problemática da fuga a paternidade (Foto: Angop)

Segundo informou à Angop hoje, terça-feira, o responsável da OPA no Distrito Urbano do Kilamba Kiaxi, Pedro Mendes, a organização tem registado comportamentos não abonatórios a nível da juventude, que na sua opinião, carece de sensibilização, educação e atenção para se evitar a fuga à paternidade.

Em declarações à Angop, ressaltou que actualmente, a juventude leva o namoro como algo desportivo, sem seriedade e quando surge uma gravidez indesejada ou precoce muitos jovens abstenhem-se da sua responsabilidade e surge mais uma criança que cresce abandonada sem o amor dos pais.

Muitos jovens, continuou,  por si só não conseguem cuidar dos filhos e entregam-nos à responsabilidade de avós, sem a atenção merecida dos progenitores.

“A criança merece o amor e atenção dos pais e da sociedade, porque é o futuro e o garante da pátria”, recordou, frisando a importância de trabalhar com a camada infanto-juvenil em relação aos cuidados com a criança.

Esclareceu que com esta palestra, programada pelo Secretariado Executivo, a OPA pretende contribuir para a formação do homem novo a nível da camada infanto-juvenil.

Pedro Mendes informou que a  organização tem preconizado a realização de actividades de educação patriótica e desportiva e no âmbito do protocolo de cooperação entre a OPA e o Ministério  da Educação  tem realizado actividades  com vista o regaste de valores morais e cívicos na camada infanto-  juvenil.

Em alusão ao Dia do Herói Nacional, 17 de Setembro,  a OPA vai realizar um ciclo de palestras nas escolas sobre a Vida e Obra de António Agostinho Neto, patrono da organização, com a colaboração das direcções das instituições académicas.

No quadro da jornada patriótica, a OPA realizou, no dia 27 de Agosto, uma palestra com o tema “José Eduardo dos Santos uma vida dedicada à pátria”. (portalangop.co.ao)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA