Festa da Kianda será realizada Sábado na Lagoa da Kilunda em Cacuaco

LAGOA DA FUNDA (Foto: Pedro Parente)

A Festa da Kianda, um ritual tradicional de adoração à protetora de pescadores em Angola, será realizada sábado na Lagoa da Kilunda, comuna da Funda, município de Cacuaco, disse hoje, quinta-feira, o soba da área, José Soto-Mayor.

LAGOA DA FUNDA (Foto: Pedro Parente)
LAGOA DA FUNDA (Foto: Pedro Parente)

José Soto-Mayor esclareceu, em declarações à Angop, que esta será a primeira edição da festa depois da independência nacional.

A decisão de retornar a Festa da Kianda foi tomada depois de uma reunião realizada este ano entre os sobas da Funda e da comuna do Cabiri, província do Bengo.

“No âmbito das comemorações do 27 de Setembro, Dia Mundial do Turismo, programou-se uma excursão à Lagoa da Kilunda, que também vai ser integrada nas festividades da Kianda”, adiantou.

Localizada na comuna da Funda, cerca de 26 quilómetros da sede municipal de Cacuaco, a Lagoa da Kilunda tem uma profundidade máxima de 20 metros, garantindo  uma zona verde e boa para o cultivo de milho, banana e batata-doce, entre outros produtos, e é rica em peixe cacusso.

Kianda, termo do quimbundo que quer dizer “sereia” em português, é definida na cultura angolana como um ser mítico, deusa das águas, que deve ser venerada com oferendas para a proteção dos pescadores e para bom desempenho profissional.

O acto central da cerimónia acontece quando é montada uma mesa, junto ao rio, lagoa ou praia, com todo o tipo de géneros alimentícios, enquanto batuques e danças tradicionais completam a festa.

Os alimentos, depois de evocada a sereia e feitas as preces e pedidos, são espalhados na lagoa para satisfazer a kianda. (portalangop.co.ao)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA