Exportações para Angola caíram 27%

(Foto: D.R.)
(Foto: D.R.)
(Foto: D.R.)

As trocas comerciais com Angola continuam a perder fôlego. Nos primeiros sete meses deste ano, Angola foi o destino de 1.257,4 milhões de euros das exportações portuguesas. São menos cerca de 460 milhões de euros do que o valor acumulado entre janeiro e julho do ano passado e que revelam uma quebra de 27%

Do lado das importações, os dados do Instituto Nacional de Estatística mostram uma situação semelhante: há um ano, as importações portuguesas de Angola ascendiam a 983,2 milhões de euros, enquanto este ano somaram 767,6 milhões de euros. Movimentos que são grandemente explicados pela evolução dos preços do petróleo nos mercados internacionais e pela forte dependência da economia angolana desta matéria-prima.

Em relação com a China, outro dos países que nos últimos anos tem reforçado as trocas comerciais com Portugal, o INE refere que as exportações portuguesas para este país asiático subiram de 476,7 milhões para 565,9 milhões. Apesar do aumento, a taxa de cobertura continua a ser desfavorável para Portugal já que, entre janeiro e julho deste ano, as importações entre China ascenderam a 1.013 milhões de euros, quando um ano antes tinham cidade 919,9 milhões. (dinheirovivo.pt)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA