EUA: Segurança e eleições dominam encontro Angola/Burundi

VICE PRESIDENTE DO PARLAMENTO DO BURUNDI, EDOURD NDUWIMANA (Foto: Rosário Santos)

Nova Iorque – Angola e o Burundi analisaram nesta segunda-feira, em Nova Iorque (EUA), questões inerentes à segurança territorial, às recentes eleições e tomada de posse das instituições burundesas.

VICE PRESIDENTE DO PARLAMENTO DO BURUNDI, EDOURD NDUWIMANA (Foto: Rosário Santos)
VICE PRESIDENTE DO PARLAMENTO DO BURUNDI, EDOURD NDUWIMANA (Foto: Rosário Santos)

Os assuntos foram analisados durante uma audiência entre o presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos, e o vice-presidente do Parlamento daquele país, Edouard Nduwimana.

Em declarações à imprensa, no final do encontro, o parlamentar do Burundi disse ter agradecido o apoio de Angola na organização das eleições no seu país.

Explicou que assegurou ao presidente da Assembleia Nacional que as instituições políticas tomaram posse e evoluíram mediante o contexto pós-eleitoral de 2015.

Segundo a fonte, abordaram a situação dos refugiados que se encontram nos países vizinhos, fugidos por causa dos rumores.

“Na qualidade de presidente da Conferência Internacional dos Grandes Lagos, pedimos apoio neste sentido”, exprimiu, a respeito do regresso dos refugiados ao Burundi.

De igual modo, disse ter exprimido a necessidade de os parlamentos serem os porta-bandeiras da luta contra a criminalidade que grassa na região.

De acordo com o parlamentar, ficou acordado que os dois parlamentos vão iniciar estudos para fomentar a cooperação e troca de experiência. (portalangop.co.ao)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA