Etiópia: Ministro participa em reunião do comité especializado de comunicação da UA

Ministro da Comunicação Social, José Luís de Matos (Foto: Pedro Parente/Arquivo)
Ministro da Comunicação Social, José Luís de Matos (Foto: Pedro Parente/Arquivo)
Ministro da Comunicação Social, José Luís de Matos (Foto: Pedro Parente/Arquivo)

O Ministro da Comunicação Social, José Luís de Matos, encontra-se desde quarta-feira, em Addis Abeba, Etiópia, para participar de 03 a 04 deste mês, na I Reunião Ordinária da União Africana do Comité Técnico Especializado de Comunicação e Tecnologias de Informação e Comunicação.

A reunião conta igualmente com a participação dos ministros responsáveis pela comunicação e informação dos estados membros da União Africana, instituições especializadas da União Africana e Organizações Internacionais, parceiros africanos e internacionais que operam nas áreas das tecnologias de informação e comunicação.

O objectivo geral desta primeira sessão é de adoptar as estratégias e os planos de acção para a implementação de projectos e programas aos níveis continental e regional nos sectores de comunicações e tecnologias de informação e comunicação.

O encontro foi antecedido por um de peritos dos estados membros da União Africana que estiveram reunidos de 31 de Agosto a 02 de Setembro na primeira reunião do comité de peritos do comité técnico especializado de comunicações e tecnologias de informação e comunicação.

No seu discurso, Fatima Denton, directora da divisão de iniciativas especiais da comissão económica das nações unidas para África, disse que as tecnologias de informação e comunicação continuam a ser essenciais para o desenvolvimento sustentável e para a agenda de transformação de África.

Por sua a vez a directora de informação e comunicação da comissão da União Africana, Habiba El Merji, salientou que apesar dos ganhos significativos no domínio da comunicação social, tecnologias de informação e dos serviços postais ainda há muito a ser feito sobre o sector rumo ao desenvolvimento do continente africano.

Nesta primeira reunião de peritos do comité técnico especializado de comunicação informação e tecnologias de informação, Angola esteve representada por técnicos do Ministério da Comunicação Social.

Hoje, entretanto os ministros deverão analisar entre outros aspectos os vários programas e projectos na aérea de comunicação e telecomunicações a ser levadas a cabo para o período de 2015-2017.

Neste particular, destacam-se os projectos para a criação dos canais da TV e Rádio Pan- Africanas.

Deverão igualmente avaliar o estado de implementação das decisões e das declarações adoptadas nas anteriores conferências ministeriais e nas sessões das conferências da união africana sobre comunicação e tecnologias de informação. (portalangop.co.ao)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA