Espanha: Reta final para o futuro da Catalunha

(Euronews)
(Euronews)
(Euronews)

A união faz a força na Catalunha porque o objetivo é só um: ganhar as eleições regionais deste domingo e avançar para a independência até 2017. É este o horizonte da coligação “Juntos Pelo Sim”, que reúne partidos de todo o espetro político, e que espera alcançar a maioria absoluta juntamente com o movimento de extrema-esquerda CUP.

Artur Mas, presidente do governo regional, declarava o seguinte: “Vamos encontrar-nos outra vez nas urnas. Mas estas eleições serão aquelas que nos irão conduzir à prosperidade económica, à justiça social, à solidariedade, à igualdade de oportunidades. Vão conduzir-nos à esperança, à dignidade e à liberdade.”

Do outro lado da barricada, o primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy, colocava perguntas sobre as incógnitas num cenário de independência catalã: “Porque é que eles não dizem a verdade? O que vai acontecer em relação à União Europeia? Quem vai pagar as pensões? O que vai acontecer aos direitos enquanto espanhóis e europeus? Vão exportar o quê e para onde? E as taxas aduaneiras? Quem vai pagar aos fornecedores? Quem estará presente nos mercados financeiros? Porque é que ninguém explica isto à população?”

Rajoy contou com o apoio de Nicolas Sarkozy, o ex-presidente francês que veio apelar à “unidade em Espanha”. Uma coisa é certa: todo o país estará muito atento a um escrutínio já considerado histórico. (euronews.com)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA