ENDE vai comprar 40%da Winterfell Industries

(Isabel dos Santos (Foto: D.R.)
(Isabel dos Santos (Foto: D.R.)
(Isabel dos Santos
(Foto: D.R.)

O Estado vai capitalizar a ENDE com 5,4 mil milhões Kz, com vista à aquisição de 40% da empresa controlada por Isabel dos Santos.

A Empresa Pública de Distribuição de Electricidade (ENDE) foi autorizada, em Agosto, pelo Presidente da República, a comprar 40% da Winterfell Industries, sociedade detida pela empresária Isabel dos Santos, que controla a Efacec Power Solutions.

A autorização, segundo o Rede Angola, consta de um despacho de 18 de Agosto que justifica a compra pela ENDE com a “necessidade da realização de investimentos estratégicos com vista a reforçar a capacidade operacional do sector empresarial público nacional”.

O Estado vai capitalizar a ENDE com 5,4 mil milhões Kz para a operação, enquadrada na “reforma em curso destinada a dotar as entidades públicas empresariais de maior capacidade organizativa, melhor conhecimento da actividade e reforço da capacidade competitiva”, diz o diploma, citado no site.

O diploma justifica a compra com o facto de o reforço da capacidade competitiva internacional das empresas públicas ficar “melhor servido pela associação das empresas ou do empresariado nacional com parceiros estrangeiros que aportem o know-how necessário”.

A Efacec Power Solutions actua na área da produção de equipamentos de energia, incluindo transformadores, aparelhagem, automação e mobilidade eléctrica, além de prestar serviços no sector da engenharia.

O volume de negócios situa-se “em cerca de 500 milhões de euros [70,1 mil milhões Kz] por ano, conta com aproximadamente 2.500 colaboradores e opera em 80 países”, diz o diploma. (expansao.ao)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA