Domingo é dia de apreciar a lua de sangue no céu do Rio

Lua de Sangue (D.R)
Lua de Sangue (D.R)
Lua de Sangue (D.R)

Cariocas também vão poder admirar a segunda superlua do ano. O eclipse da superlua é raro e só ocorreu seis vezes de 1900 para cá.

O programa para este domingo (27) é olhar pro céu. Vai ter um eclipse. Só que a lua vai ficar avermelhada. É a chamada lua de sangue. Também no domingo, os cariocas vão ser presenteados com a segunda superlua do ano.

Esse fenômeno acontece quando a lua está cheia e sua órbita passa mais perto da Terra. Isso faz com que a lua pareça ser 14% maior e até 30% mais brilhante. Só que a superlua de domingo é muito mais especial.

Ao mesmo tempo, vai acontecer um eclipse de uma superlua. Para se ter ideia de como esse fenômeno é raro, essa vai ser apenas a sexta vez que isso ocorre desde 1900. O eclipse lunar ocorre quando o sol, a Terra e a lua ficam alinhados.

Como a lua vai estar bem pertinho da Terra, só os raios solares filtrados pela nossa atmosfera chegam a ela. E esses raios filtrados deixam a luz com uma cor diferente, avermelhada. É a chamada lua de sangue.

Então, se o tempo ajudar, não deixe de ver a lua de sangue. Começa às 21h11 da noite de domingo e vai até as 2h22 da madrugada de segunda (28). E a lua vai estar mais vermelha e brilhante às 23h47 da noite de domingo. (g1.globo.com)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA