Doentes podem conviver com hipertensão arterial de forma equilibrada

MÉDICA CARDIOLOGISTA JOSETH RITA DE SOUSA (Foto: Joaquina Bento)

A médica cardiologista Joseth Rita de Sousa disse nesta quinta-feira, em Luanda, que os doentes com hipertensão arterial podem conviver com a doença desde que adoptem um estilo de vida saudável e cumpram com a medicação prescrita.

MÉDICA CARDIOLOGISTA JOSETH RITA DE SOUSA (Foto: Joaquina Bento)
MÉDICA CARDIOLOGISTA JOSETH RITA DE SOUSA (Foto: Joaquina Bento)

Segundo a médica, que dissertava o tema “como conviver com hipertensão arterial”, enquadrado no wokshop sobre doenças cardiovasculares, a hipertensão arterial é uma doença crónica determinada por elevados níveis de pressão sanguínea nas artérias, mas que pode ser controlada com adopção de hábitos saudáveis como exercícios físicos e alimentação equilibrada.

Acrescentou que não há cura para a doença, mas a pessoa deve cumprir o tratamento médico para ajudar a controlar a hipertensão.

Referiu que se a hipertensão for detectada e controlada adequadamente há uma maior probabilidade de reduzir os riscos, bem como manter o peso ideal para não dificultar a circulação e forçar o coração.

O evento decorre sob o lema “Meu coração, minha vida” e visa comemorar o Dia Mundial do Coração, que se assinala anualmente na última sexta-feira de Setembro.

O mesmo tem como objectivo informar e sensibilizar aos decisores políticos, profissionais de saúde e a sociedade em geral para a necessidade da prevenção e controle das doenças cardiovasculares.

O acto é uma promoção conjunta do Ministério da Saúde, Organização Mundial da Saúde e o Centro de Imprensa Aníbal de Melo. (portalangop.co.ao)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA