Ler Agora:
Coligação árabe intercepta barco iraniano com armas para rebelião do Iémen
Artigo completo 2 minutos de leitura

Coligação árabe intercepta barco iraniano com armas para rebelião do Iémen

(21 set) Rebelde huthi na capital iemenita, Sanaa (Foto: Mohammed Huwais/AFP)

(21 set) Rebelde huthi na capital iemenita, Sanaa (Foto: Mohammed Huwais/AFP)

A coligação árabe liderada pela Arábia Saudita afirmou nesta quarta-feira ter interceptado no mar de Omã um pesqueiro iraniano carregado de armas para os rebeldes xiitas huthis no Iémen.

Armas foram apreendidas a bordo deste barco, interceptado no sábado em frente à cidade de Salalah, em Omã, declarou a coligação em um comunicado. O anúncio coincide com as tensões crescentes entre Arábia Saudita e Irão.

Segundo a coligação, entre o equipamento confiscado há 18 morteiros antiblindados, 54 morteiros anticarros BGM17 e sistemas de orientação de disparos. Além do capitão, havia 14 iranianos no barco, registado como barco de pesca, indicou a mesma fonte.

Desde o início de sua intervenção em Março para apoiar o presidente Abd Rabbo Mansur Hadi contra os rebeldes xiitas huthis, a coligação militar liderada pela Arábia Saudita e formada principalmente por países do Golfo impõe um bloqueio marítimo ao Iémen.

O governo iemenita e a coligação árabe acusam o Irão de apoiar os huthis que há um ano tomaram amplas zonas do país e seguem controlando a capital, Sanaa. (afp.com)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos com são obrigatórios *

Input your search keywords and press Enter.
Translate »