Casa Branca descarta encontro entre Obama e Rohani em Nova York

O presidente iraniano, Hassan Rouhani, em Teerã, no dia 22 de setembro de 2015 (Foto de Atta Kenare/AFP/Arquivos)
O presidente iraniano, Hassan Rouhani, em Teerã, no dia 22 de setembro de 2015 (Foto de Atta Kenare/AFP/Arquivos)
O presidente iraniano, Hassan Rouhani, em Teerã, no dia 22 de setembro de 2015 (Foto de Atta Kenare/AFP/Arquivos)

O presidente Barack Obama não tem planos de encontrar seu homólogo iraniano Hassan Rouhani durante a Assembleia Geral das Nações Unidas na semana que vem em Nova York, informou a Casa Branca nesta quinta-feira.

“Nós ainda não temos planos para um encontro com o presidente Ruhani e não esperamos que isso vá ocorrer”, disse Ben Rhodes, assessor de política externa sénior de Obama.

A Assembleia Geral da ONU será a primeira vez em que os dois líderes estarão no mesmo local desde o acordo nuclear histórico de 14 de Julho entre o Irão e as seis potências mundiais – Grã-Bretanha, China, França, Rússia, Estados Unidos e Alemanha -, que encerrou 13 anos de impasse sobre o programa nuclear da república islâmica.

Dois anos atrás, a possibilidade de um aperto de mão entre Obama e Rohani no encontro anual suscitou muitas especulações, mas acabou por não acontecer. Os dois falaram apenas por telefone, pouco antes de Rohani se dirigir ao aeroporto.

Por outro lado, o Executivo americano confirmou o encontro entre Obama e o primeiro ministro indiano, Narendra Modi, à margem da Assembleia Geral.

De acordo com Rhodes, as discussões incluem questões relacionadas a uma grande conferência sobre o clima, durante a qual os países devem apresentar suas metas de emissões.

Na ONU, Modi deve participar de fórum de desenvolvimento sustentável antes de viajar para o Vale do Silício, a fim de promover a abertura de seu país para negócios.

No Vale do Silício, o primeiro-ministro indiano encontrará o CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, e outras lideranças da Internet, buscando investimentos na área de tecnologia da informação.

Obama chegará a Nova York no domingo à tarde, participando da Assembleia Geral na segunda-feira. Ele deixa a cidade na terça-feira à tarde.

A Casa Branca já anunciou que Obama se vai encontrar com o presidente russo, Vladimir Putin na segunda-feira.

Outras reuniões bilaterais podem ser anunciadas nos próximos dias. (afp.com)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA