Cabo Verde: Praia acolhe encontro da CEDEAO sobre metrologia

VISTA PARCIAL DA CIDADE DA PRAIA (Foto: Angop)

Praia – Cabo Verde vai acolher, de 30 de Setembro corrente a 02 de Outubro, um encontro regional sobre a metrologia (ciência da medição) que irá reunir responsáveis ligados à matéria de todos os países da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), apurou esta sexta-feira a Pana de fonte autorizada.

VISTA PARCIAL DA CIDADE DA PRAIA (Foto: Angop)
VISTA PARCIAL DA CIDADE DA PRAIA (Foto: Angop)

Em declarações à agência cabo-verdiana de notícias (Inforpress), o presidente do Instituto de Gestão da Qualidade e Propriedade Intelectual (IGQPI) de Cabo Verde, Abraão Lopes, explicou que se trata de um encontro de “alto nível” onde vão ser debatidas as grandes questões estratégicas relativamente à metrologia na sub-região oeste-africana.

“Vamos ter presidentes dos institutos de metrologia dos 15 países da CEDEAO mais o responsável máximo do laboratório alemão da metrologia, que é um dos principais laboratórios de referência a nível mundial, para debatermos durante três dias sobre as grandes questões estratégicas relativamente à metrologia na região” precisou.

Para Abraão Lopes, o facto de Cabo Verde ser anfitrião de um acontecimento ímpar no domínio da metrologia poderá fazer com que o arquipélago venha a ser uma grande referência para a infra-estruturação dos serviços no domínio da ciência da medição a nível da CEDEAO.

O presidente do IGQPI lembrou que a metrologia constitui um dos pilares importantes da infra-estrutura de qualidade e que a mesma tem por objectivo garantir rigor e exactidão das medições.

Cabo Verde, salientou, está a dar os primeiros passos nesta matéria, existindo já algumas iniciativas, que, entretanto, precisam de ser corrigidas e harmonizadas, de acordo com aquilo que é prática internacional.

“Nós já criamos a lei de base para o controlo metrológico, estamos a regulamentar todo o mercado da metrologia”, garantiu Abraão Lopes, enumerando que já foi iniciado todo o processo de levantamento metrológico a nível de Cabo Verde para que o país possa fazer todo o processo de verificação metrológica de tudo que seja equipamento de medição.

Entre o equipamento em causa, citou nomeadamente as balanças, os taxímetros, os bafómetros, o aparelho de medição de pressão e tudo que seja aparelho de testes laboratoriais.

Garantiu ainda que tudo o que é equipamento utilizado num processo de verificação, contagem ou medição será sujeito a controlo metrológico em todo o território cabo-verdiano.

As actividades da ciência da medição são consideradas essenciais à confiança nas relações comerciais, ao controlo eficaz dos processos internos e à aceitação dos resultados por entidades externas, uma vez que cria um clima de confiança em todos os níveis e funções das cadeias de valor. (portalangop.co.ao)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA