Cabo Verde convidado a participar na Cimeira Índia-África

Presidente da República Jorge Carlos Fonseca (dw.de)
Presidente da República Jorge Carlos Fonseca (dw.de)
Presidente da República Jorge Carlos Fonseca (dw.de)

O Presidente da República de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, foi convidado, sexta-feira, a participar na 3ª Cimeira Índia-África, prevista para 29 de outubro em Nova Deli.

O convite endereçado pelo primeiro-ministro da Índia, Shri Narendra Modi, foi entregue ao chefe de Estado cabo-verdiano pelo ministro indiano de Estado para o Desenvolvimento Rural, Sudarshan Bhagat, que se deslocou à cidade da Praia para o efeito.

À saída de um encontro que manteve no final com Jorge Carlos Fonseca, o governante da Índia acrescentou que o convite é destinado também ao Governo cabo-verdiano.

Shri Narendra Modi disse aos jornalistas que, além de entregar o convite ao chefe de Estado cabo-verdiano, o encontro foi também oportunidade para falar sobre a cooperação bilateral entre os dois países, nomeadamente a atribuição de bolsa de estudos para formação de estudantes cabo-verdianos, bem como o processo do desenvolvimento económico de Cabo Verde.

O ministro indiano de Estado para o Desenvolvimento Rural anunciou ainda que o Governo do seu país está neste momento a analisar um pedido de apoio feito pelo Governo cabo-verdiano no montante de 15 milhões de dólares para assistência ao arquipélago.

“As relações entre Cabo Verde e Índia são fortes e estamos muito orgulhosos pelo facto de Cabo Verde ser uma das democracias mais fortes do continente africano”, disse Sudarshan Bhagat, realçando que o convite endereçado aos governantes cabo-verdianos para participar na Cimeira Índia-África é o reconhecimento que o seu país faz desse facto.

Nesta visita ao arquipélago, Sudarshan Bhagat fez-se acompanhar pelo embaixador da Índia em Cabo Verde residente no Senegal, Partha Satpathy.

Os setores da educação, agricultura e das novas tecnologias são, até agora, as áreas mais abrangidas pela cooperação entre a Índia e Cabo Verde. (Panapress)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA