Bié: Direcção distribui mais de 400 mil preservativos

BIÉ: CARRO MÓVEL PARA TESTAGEM DA SIDA (Foto: Angop)

Cuito – Quatrocentos setenta e nove mil e 500 preservativos foram distribuídos de forma gratuita, na província do Bié, de Janeiro a Junho de 2015, pela Direcção local da Saúde do Bié, no âmbito das estratégias de combate ao Vih/Sida e outras doenças de transmissão sexual.

BIÉ: CARRO MÓVEL PARA TESTAGEM DA SIDA (Foto: Angop)
BIÉ: CARRO MÓVEL PARA TESTAGEM DA SIDA (Foto: Angop)

A informação foi dada hoje, segunda-feira, à Angop, no Cuito, pelo chefe de secção de grandes endemias, Nelson Stover, ao sublinhar que a acção visa combater a disseminação do vírus da Sida na província.

Disse ainda que os preservativos foram distribuídos nos locais de maior concentração da população, tais como pensões, hotéis, discotecas, escolas e mercados informais entre outros espaços de convívio.

Salientou que as acções de mobilização têm sido implementadas com apoio de parceiros sociais e organizações filantrópicas envolvidas no programa de luta contra a Sida, mormente no aconselhamento e apoio aos portadores da doença.

Além dos preservativos, as pessoas receberam ainda folhetos informativos sobre os métodos de prevenção, sintomas, riscos e consequências do Vih/Sida.

“Nas campanhas, aconselha-se as pessoas a usarem o preservativo durante as relações sexuais ocasionais, para prevenir sobretudo do Vih/Sida, assim como da sífilis, gonorreia, mas também das gravidezes indesejadas “, aclarou o responsável.

Manifestou-se satisfeito com aderência dos jovens nas campanhas de testagem voluntária do Vih/Sida, que segundo ele, além das unidades hospitalares, nos bairros periféricos, mercados informais e comunidades rurais realiza-se nas clínicas móveis. (Angop)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA