Bié: Diagnosticados 439 casos de Vih/Sida

SIDA (psicologiamundial.com)
SIDA (psicologiamundial.com)
SIDA (psicologiamundial.com)

Quatrocentos e 39 novos casos de Vih/Sida foram diagnosticados pelas autoridades sanitárias da província do Bié de Janeiro a Junho do ano em curso, a nível das unidades sanitárias e Centros de Aconselhamento e Testagem Voluntária (CATV) instalados nesta região.

Os dados foram avançados quarta-feira à Angop, pelo chefe de secção de grandes endemias da direcção provincial da saúde no Bié, Nelson Stover.

Nelson Stover sublinhou que, comparativamente ao período anterior registou-se a reduziu de 144 casos, justificando a diminuição como fruto da realização de palestras de sensibilização pelo sector nas comunidades.

Informou que no período em causa foram testadas 28 mil e 108 pessoas, sendo maior parte mulheres que afluíram as diversas unidades sanitárias e CATV.

Pontualizou que 40 porcento dos casos diagnosticados são mulheres grávidas, situação que preocupa as autoridades sanitárias e administrativas.

Reafirmou que, para reduzir os casos de morbi-mortalidade da pandemia o programa de luta contra a Sida pretende intensificar as palestras de sensibilização para informar, sobretudo as vias de transmissão e de prevenção da doença, uso correcto do preservativo, combate ao estigma e outros assuntos. (Angop)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA