Bié: Diagnosticados 37 casos de Vih/Sida em Camacupa

SÍMBOLO DA ONU SIDA (Foto: Rosa Miguel)

Camacupa – Trinta e sete novos casos positivos de Vih/Sida foram diagnosticados de Janeiro a Agosto deste ano, no município de Camacupa, 82 quilómetros a leste da cidade do Cuito, província do Bié.

SÍMBOLO DA ONU SIDA (Foto: Rosa Miguel)
SÍMBOLO DA ONU SIDA (Foto: Rosa Miguel)

O dado foi avançado hoje, quarta-feira, pelo director municipal da saúde em Camacupa, Ladislau Guilherme, ao salientar que os casos positivos resultaram de mil e 612 testes realizados.

Em relação ao mesmo período anterior, notificou-se o aumento de 20 casos, sublinhando que das pessoas testadas constam 992 mulheres grávidas e 710 homens e mulheres que aderiram de forma voluntária a testagem.

O responsável considerou ainda de preocupante a situação da sero-prevalência no município, informando que de 2013 a 2014 as autoridades sanitárias registaram 126 casos positivos, dos quais 47 mulheres grávidas.

Para contrapor a situação o comité de luta contra o Vih/Sida, prevê formar líderes comunitários e religiosos em matéria de género, para expandir a mensagem da pandemia no seio da população nas comunidades.

Faz ainda parte da estratégia, criar um comitê de pessoas vivendo com o Vih/Sida naquela circunscrição.

Garantiu haver fármacos suficientes para a devida terapia, pelo que aconselhou as pessoas vivendo com o vírus a não desistirem do tratamento e a juventude a observar os cuidados de prevenção, tais como o uso do preservativo, a fidelidade, abstinência, não uso de objectos cortantes e perfurantes sem estarem esterilizados. (portalangop.co.ao)

DEIXE UMA RESPOSTA