Bélgica: Deputado Xirimbimbi aborda direitos humanos com parlamentares europeus

SALOMÃO XIRIMBIMBI - DEPUTADO DO MPLA (Foto: Clemente Dos Santos)

Bruxelas – O membro do Comité Central do MPLA, Salomão Xirimbimbi, manteve nesta terça-feira, em Bruxelas, Bélgica, um encontro com a presidente da Comissão dos Direitos Humanos da Parlamento europeu, Helena Valanciana.

SALOMÃO XIRIMBIMBI - DEPUTADO DO MPLA (Foto: Clemente Dos Santos)
SALOMÃO XIRIMBIMBI – DEPUTADO DO MPLA (Foto: Clemente Dos Santos)

O deputado Xirimbimbi integra uma delegação do MPLA que efectua, na Europa, contactos com diversas forças políticas.

O parlamentar manteve ainda encontros com relevantes individualidades dos diversos grupos do Parlamento Europeu, com quem abordou, entre vários assuntos, o conteúdo da resolução do Parlamento da Europa sobre eventuais casos de violação de direitos humanos em Angola.

Em comunicado tornado público, o Governo de Angola rejeitou, categoricamente, o conteúdo da resolução do Parlamento Europeu sobre eventuais casos de violação de direitos humanos e lamenta que uma instituição credível se tenha deixado enredar por informações caluniosas.

O Governo da República de Angola tomou conhecimento da Resolução nº2015/2839 do Parlamento Europeu sobre Angola e repudiou com veemência a gravidade do seu conteúdo, na medida em que retrata um país que não é seguramente a República de Angola.

Considerou que as suas recomendações em nada beneficiam a cooperação entre Angola e a União Europeia.

Explicou que a resolução do Parlamento Europeu teve por base um relatório parcial e subjectivo, elaborado por uma eurodeputada que realizou uma deslocação privada à República de Angola, no passado mês de Julho.

Apesar de todos os esclarecimentos que lhe foram prestados, em encontros com membros do Governo, constata-se que não só menosprezou todas as informações, como se serviu dos contactos que manteve para tentar conferir credibilidade às suas ideias de há muito preconcebidas. (portalangop.co.ao)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA