Bélgica: Deputado Xirimbimbi aborda direitos humanos com parlamentares europeus

SALOMÃO XIRIMBIMBI - DEPUTADO DO MPLA (Foto: Clemente Dos Santos)

Bruxelas – O membro do Comité Central do MPLA, Salomão Xirimbimbi, manteve nesta terça-feira, em Bruxelas, Bélgica, um encontro com a presidente da Comissão dos Direitos Humanos da Parlamento europeu, Helena Valanciana.

SALOMÃO XIRIMBIMBI - DEPUTADO DO MPLA (Foto: Clemente Dos Santos)
SALOMÃO XIRIMBIMBI – DEPUTADO DO MPLA (Foto: Clemente Dos Santos)

O deputado Xirimbimbi integra uma delegação do MPLA que efectua, na Europa, contactos com diversas forças políticas.

O parlamentar manteve ainda encontros com relevantes individualidades dos diversos grupos do Parlamento Europeu, com quem abordou, entre vários assuntos, o conteúdo da resolução do Parlamento da Europa sobre eventuais casos de violação de direitos humanos em Angola.

Em comunicado tornado público, o Governo de Angola rejeitou, categoricamente, o conteúdo da resolução do Parlamento Europeu sobre eventuais casos de violação de direitos humanos e lamenta que uma instituição credível se tenha deixado enredar por informações caluniosas.

O Governo da República de Angola tomou conhecimento da Resolução nº2015/2839 do Parlamento Europeu sobre Angola e repudiou com veemência a gravidade do seu conteúdo, na medida em que retrata um país que não é seguramente a República de Angola.

Considerou que as suas recomendações em nada beneficiam a cooperação entre Angola e a União Europeia.

Explicou que a resolução do Parlamento Europeu teve por base um relatório parcial e subjectivo, elaborado por uma eurodeputada que realizou uma deslocação privada à República de Angola, no passado mês de Julho.

Apesar de todos os esclarecimentos que lhe foram prestados, em encontros com membros do Governo, constata-se que não só menosprezou todas as informações, como se serviu dos contactos que manteve para tentar conferir credibilidade às suas ideias de há muito preconcebidas. (portalangop.co.ao)

DEIXE UMA RESPOSTA