Anúncio da criação de mais de três mil empregos marca noticiário social da semana finda

COMITIVA INTERSECTORIAL E MEMBROS DA EMBAIXADA DO JAPÃO VISITAM CENTRO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL DO TALATONA (Foto: Gaspar Dos Santos)

O anúncio do ministro da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social, António Pitra Neto, de que mais de três mil e quinhentos empregos serão gerados nas fábricas têxteis (África Textil) Benguela, (Satec) Cuanza Norte e (Textang II) Luanda, pós a conclusão das suas obras, é um dos factos que marcou o noticiário social da semana que, hoje, sábado, termina.

COMITIVA INTERSECTORIAL E MEMBROS DA EMBAIXADA DO JAPÃO VISITAM CENTRO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL DO TALATONA (Foto: Gaspar Dos Santos)
COMITIVA INTERSECTORIAL E MEMBROS DA EMBAIXADA DO JAPÃO VISITAM CENTRO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL DO TALATONA (Foto: Gaspar Dos Santos)

O governante anunciou o facto durante a cerimónia de entrega de 14 máquinas de costura pela Embaixada do Japão em Angola ao Ministério da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social (MAPTSS), no âmbito do projecto de reabilitação das fábricas têxteis em Angola.

De acordo com António Pitra Neto, a importância maior do projecto, da responsabilidade do Ministério da Indústria e com o apoio metodológico e outros do MAPTSS, para o Sistema de Formação Profissional, reside no facto de se ter em perspectiva a colocação de mais de três mil e 500 trabalhadores angolanos nas três unidades fabris.

Mereceu também especial atenção, o lançamento, sexta-feira, da Campanha Nacional de Prevenção da Sinistralidade Rodoviária que decorre, no país, até Dezembro do ano em curso sob o lema “A segurança das crianças”, numa promoção do Ministério da Saúde (MINSA) e a Organização Mundial da Saúde (OMS).

A  campanha  foi aberta pelo  secretário de Estado da Saúde, Luís Gomes Sambo.

Na  ocasião, o responsável sublinhou que segundo dados fornecidos pela Direcção Nacional de Viação e Trânsito, ocorre no país mais de 2.000 óbitos anualmente em consequência de acidentes de viação, sendo a segunda causa de mortalidade e a primeira de deficiência na população.

Já no domínio da saúde , foi de igual modo lançada a campanha de rastreio de audição, linguagem e articulação verbal no município de Belas , na Escola Primária 2033, no Projecto Nova Vida, na mesma circunscrição, em Luanda, e vai decorrer até 30 deste mês, no âmbito do dia mundial da deficiência auditiva.

O projecto foi promovido pelo Centro de Fisoterapia (Anacarolina), Centro Auditivo Internacional de Angola (Caina) e a Fundação Lwini, em parceria com os Ministérios da Saúde, Educação e a Administração Muncipal de Belas.

Outro assunto não menos importante que fez eco na semana foi a comemoração do Dia internacional do Jornalista assinado no dia 8 do corrente mês .

No domínio religioso  o dia internacional do jornalista  foi lembrado  pela juventude do Conselho de Igrejas Cristãs em Angola (CICA) que promoveu uma palestra sobre o tema “ Como podemos avaliar a cobertura jornalística que se dá às acções da igreja nos últimos dez anos em Angola”, onde participaram  profissionais de diversos órgãos publicos e privados. (Angop)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA