Anulado encontro no Cairo entre líderes tribais líbios e emissário da ONU

A bandeira da ONU (Foto: UN Photo/John Isaac)
A bandeira da ONU (Foto: UN Photo/John Isaac)
A bandeira da ONU (Foto: UN Photo/John Isaac)

O enviado especial do Secretário-Geral da ONU para a Líbia, Bernardino Leon, anunciou a anulação à última hora do seu encontro previsto para esta semana,  no Cairo (Egipto), com os líderes e dignitários de tribos e cidades líbias.

Numa declaração à imprensa, Leon indicou que algumas delegações tribais líbias foram impedidas por homens armados de viajar para o Egito para a reunião.

Ele lamentou esta ausência dos líderes tribais, destacando a sua importância para o cenário político líbia.

“Os representantes das tribos que chegaram ao Cairo hoje disseram-nos que dois homens armados impediram o resto dos participantes de viajar e nós condenamos fortemente e lamentamos este facto, que é mais uma prova do caos vivido pela Líbia (…) Acreditamos que as tribos representam um elemento importante da equação política líbia”, afirmou  o emissário onusino.

Ele revelou que a experiência do passado aconselha que o acordo político deva ser apoiado por todas as partes que compõem a sociedade líbia e, por isso, “continuamos a trabalhar no encontro com os representantes tribais nos próximos dias”.

Segundo ele, os representantes tribais presentes garantiram o seu apoio ao diálogo político e ao calendário da sua implementação.

“Congratulamo-nos com a conclusão do diálogo antes de 20 de setembro (de 2015), para permitir a sua implementação a 20 de outubro”, indicou Leon. (Panapress)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA