Angola na Conferência Internacional sobre “Violência étnica” em França

MINISTRO DAS RELAÇÕES EXTERIORES, GEORGES CHIKOTI (Foto: Lucas Neto)

A República de Angola vai participar, terça-feira, 08, na Conferência Internacional sobre “Violência étnica”, a ter lugar na cidade de Paris, França, anunciou hoje, em Luanda, o ministro das Relações Exteriores, Georges Rebelo Chikoti.

MINISTRO DAS RELAÇÕES EXTERIORES, GEORGES CHIKOTI (Foto: Lucas Neto)
MINISTRO DAS RELAÇÕES EXTERIORES, GEORGES CHIKOTI (Foto: Lucas Neto)

Ao deixar, na manhã de hoje, a capital angolana com destino aquele país europeu, o governante disse, à Angop, que o evento é uma organização conjunta dos governos da França e da Jordânia, tendo Angola sido convidada na qualidade de membro não permanente do actual Conselho de Segurança da ONU.

Adiantou que o presente fenómeno é uma preocupação que atinge, principalmente, o médio oriente, “uma das regiões do mundo mais afectada por questões relacionadas com a violência étnica, sobretudo religiosa”, acrescentou.

Segundo o chefe da diplomacia angolana, durante toda a terça-feira, os participantes, provenientes de vários países, debaterão o fenómeno, com destaque para o conflito que envolve duas grandes comunidades étnicas, como o caso dos sunitas e xiitas, no Iémen, entre outros grupos étnicos.

Considerou que diante da presente situação, Angola entende que este tipo de problemas deve ser evitado, visto que o fenómeno tem como consequência a deslocação de refugiados “por isso é necessário que estes conflitos cheguem ao fim”.

Lamentou a onda de migrantes que perdem a vida no mar Mediterrâneo, na tentativa de chegar a um porto seguro na Europa, em busca de melhores condições de vida. (portalangop.co.ao)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA