Angola e Chile abordam cooperação

Embaixador de Angola no Brasil, Nelson Cosme (Foto: Pedro Parente)

As relações de cooperação entre Angola e o Chile estão no centro da deslocação à capital chilena, Santiago, do embaixador de Angola no Brasil, Nelson Cosme, que também representa Angola naquele país latino-americano como embaixador não residente.

Embaixador de Angola no Brasil, Nelson Cosme (Foto: Pedro Parente)
Embaixador de Angola no Brasil, Nelson Cosme (Foto: Pedro Parente)

De acordo com uma nota a que Angop teve acesso hoje, sábado, o diplomata participa, de 18 a 19 deste mês, nos actos que marcam o 205º aniversário da independência do Chile.

O embaixador de Angola vai ainda manter contactos com às autoridades chilenas para passar em revista ao dossier das relações bilaterais.

Angola e o Chile mantêm relações bilaterais baseadas no âmbito do Acordo Geral de Cooperação reforçado em 2014, durante a visita a Angola da Presidente do Chile, Michelle Bachelett, que assinou um acordo de compra de crude angolano e discutiu com as autoridades angolanas as bases de um plano de acção comum, assinado em Setembro de 2014, pelos ministros das Relações Exteriores dos dois países durante a Assembleia Geral das Nações Unidas.

O plano de acção comum abarca várias áreas de cooperação, sendo, por exemplo, a agricultura, infra-estruturas, energia, ensino superior, segurança marítima e defesa.

No quadro da materialização das propostas do plano de acção comum mais de uma dezena de estudantes angolanos estão no Chile a frequentar o ensino superior no quadro de bolsas de estudo designadas Nelson Mandela, que o governo  chileno ofereceu a Angola e também a Moçambique e África do Sul. (Angop)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA