Alcoolismo torna-se na segunda causa de transtornos mentais

Psiquiatria de Luanda (Foto: Pedro Parente)
Psiquiatria de Luanda (Foto: Pedro Parente)
Psiquiatria de Luanda (Foto: Pedro Parente)

O alcoolismo é considerada a segunda causa de transtornos mentais em doentes atendidos diariamente no Hospital Psiquiátrico de Luanda, soube-se hoje, terça-feira.

Em entrevista à Angop, a directora pedagógica da instituição, Margarida Trindade, disse que, depois da psicose aguda, que pode ser provocada por infecções, conflitos laborais ou pessoais, o alcoolismo torna-se na segunda causa de transtornos mentais em doentes atendidos na unidade sanitária, com idades que vão de 15 a 44 anos.

Acrescentou que, diariamente, o Hospital atende 80 a 100 doentes no banco de urgência e, neste momento, estão internados 150, para além do grosso de pacientes em tratamento ambulatório.

De acordo com a médica, o Hospital Psiquiátrico possui uma capacidade de 300 camas, mas devido a obras de reabilitação só 50 por cento dos leitos estão disponíveis.

Para a especialista, o número de pacientes tende aumentar devido a vulnerabilidade de cada pessoa associada a factores ambientais, como o uso de drogas, o alcoolismo, stress, entre outros.

Por exemplo, no primeiro semestre de 2015 foram atendidos 15 mil 106 doentes contra 13 mil 203 em 2014, sendo o sexo masculino o mais visado.

Entretanto, comemora-se, a 08 de Outubro, mais um aniversário do Dia Mundial da Saúde Mental e para saudar a data, o Hospital Psiquiátrico de Luanda realiza, na próxima sexta-feira, as III Jornadas Científicas sob o tema “Sempre firme na assistência da pessoa com doença mental”.

Durante as III Jornadas, serão debatidos temas como a “Esquizofrenia”, “Desmistificar a oligofrenia, vulgo atrasos mentais” e “Famílias e crenças sobre transtornos mentais”.

“Uso de antidepressivos no Hospital Psiquiátrico de Luanda”, “Assistência de enfermagem da pessoa com doença mental”, “Reinserção sócio familiar” e “Estratégia do programa de saúde mental”são outros temas.

Com base no programa concebido, decorrem hoje, terça-feira, três cursos pré-jornadas no Centro de Oncologia de Luanda, nomeadamente “Oligofrenia”, “Psicoterapia: enfoque sexual” e “Transtornos de aprendizagem em crianças e adolescentes”.

Participam dos cursos psicólogos, assistentes sociais, médicos, enfermeiros, entre outros interessados. (portalangop.co.ao)

DEIXE UMA RESPOSTA